Dor nas costas: fatores de risco

00Queixa de dor nas costas é algo bastante recorrente, para saber as causas e outras informações confira esse artigo.

Esse tipo de dor costuma comprometer atividades simples do nosso dia a dia. Ela pode ser proveniente dos músculos, ossos, nervos, articulações e outras regiões da coluna vertebral. Além disso, também pode variar de intensidade. Nesse contexto, estima-se que 70% da população mundial vai desenvolver dores nas costas em algum momento da vida. Na maioria das vezes ela é de origem muscular, podendo ser fruto de cansaço.

DOR NAS COSTAS: FATORES DE RISCO - PREÇO DE CONVÊNIO MÉDICO

Fatores de risco para dor nas costas

Tabagismo

O hábito de fumar dificulta a recuperação de pessoas que já sofreram alguma lesão ou que passaram por algum processo cirúrgico na região das costas. Além disso, o cigarro também está associado a doenças articulares, como artrites ou osteoartrites.

Má alimentação

Uma dieta balanceada evita o sobrepeso, que pode sobre carregar a coluna, causando maior estresse na região. Existem alguns alimentos que ajudam na recuperação muscular, como carnes e peixes que possuem bastante aminoácido, que auxilia no fortalecimento muscular.

SAIBA MAIS: COMO FAZER UMA DIETA SEM GLÚTEN?

Má postura

É importante saber se posicionar corretamente em atividades do nosso cotidiano, no trabalho, ao sentar e ao deitar. Desvios posturais, conhecidos como lordose, cifose ou escoliose, podem levar ao uso errado de outros membros (ombros, braços e pés).

Envelhecimento

Nessa fase da vida, as dores nas cotas ficam mais recorrentes. Logo, saber cuidar da coluna desde a juventude é imprescindível para ter uma vida mais tranquila mais tarde.

Salto alto

O uso de salto alto com frequência causa alterações no centro de gravidade, provocando aumento da lordose e aumentando a pressão sobre os músculos. Dessa forma, é necessário evitar o uso constante.

SAIBA MAIS: DORES MUSCULARES – SAIBA COMO ALIVIAR E EVITAR

Como aliviar a dor nas costas

  • Repousar em um colchão duro por meia hora.
  • Massagem e compressas mornas no local da dor, por 15 minutos.
  • Exercícios de pilates ajudam no fortalecimento dos músculos das costa e abdominais.
  • Remédios homeopáticos também ajudam a tratar inflamações nas costas.

Tratamento

O método mais eficaz para dores nas costas é o RPG – reeducação postural global. Trata-se de uma fisioterapia de ajustes na postura que possibilita a reorganização dos músculos. É considerado um método inovador e diferenciado, uma vez que amplia a consciência corporal, evitando o surgimento de novas dores. Além disso, o tratamento pode incluir também analgésicos e anti-inflamatórios.

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..