Plano de Saude: Como funciona e qual contratar

Todos nós, atualmente, precisamos de um plano de saude. Precisamos poder contar com atendimento bom e rápido para qualquer emergência ou imprevisto. Poder contar com um bom hospital, com uma infraestrutura e equipamentos de ponta, um bom médico, atendimento rápido, entre outros,  são algumas das coisas que não podemos abrir mão. Saúde vem sempre em primeiro lugar e por isso as operadoras de convenio medico estão aqui para facilitar a nossa vida em relação a isso. E não se preocupe, são dezenas de operadoras com dezenas de tipos de plano de saúde, não é difícil encontrar alguma que te atenda e agrade de todas as formas. Aqui vamos explicar melhor tudo sobre os convênios médicos e depois apresentar algumas operadoras e planos para facilitar na hora da sua contratação.

 

O que é plano de saúde

O plano de saúde nada mais é do que um serviço. Operadoras ou empresas privadas, prestam esse serviço com o objetivo de oferecer assistência médica e hospitalar de qualidade. O que acontece na verdade, é que a assistência a saúde, segundo a constituição, é um direito de todos. Infelizmente o sistema atual no Brasil não é eficaz e por isso se torna insuficiente para a população toda.

Visto isso, o estado permitiu a prestação de serviços médicos e hospitalares privados, como uma forma de apoio ao sistema atual publico. Então as operadoras passaram a oferecer esse serviço, onde a pessoa assina o contrato e passa a ter acesso a determinado plano de saude. Com o pagamento de uma taxa mensal (simule a sua), o inscrito tem a garantia de que seus gastos médicos, hospitalares e ambulatoriais sejam cobertos pela operadora. Hoje são mais de 42 milhões de pessoas que utilizam esses planos privados.

 

Plano de Saude: Como funciona e qual contratar - Convênios Médicos

 

Tipos de planos de saúde

  • Plano de saúde individual: Indicado para pessoas solteiras, sem filhos, que moram sozinhas e que precisam de plano de saúde apenas para elas.
  • Plano de saúde familiar: A partir de 2 vidas, sendo uma titular e as outras dependentes. Os dependentes na maioria das operadoras precisam ter algum vinculo ou dependência com o titular. Como por exemplo: Pais, marido ou mulher e filhos.
  • Plano de saúde por adesão: Pessoas jurídicas de caráter profissional, setorial ou classista. Exemplos: Sindicato, conselhos e associações profissionais.
  • Plano de saúde empresarial: Os empresariais fazem o contrato para prestar assistência médica a seus funcionários por meio de vínculo empregatício ou estatutário.

 

 

O que é a carência do plano de saude

Depois de assinar o contrato com a operadora, existe um período, chamado que carência, até que você possa utilizar os serviços oferecidos pelo seu plano. Cada operadora tem uma carência diferente mas a ANS (Agencia Nacional de Saúde) estipula um tempo máximo, o qual os operadoras não podem ultrapassar:

  • 24 horas: Casos de urgência (complicações na gestação ou acidentes pessoais) e emergência (lesões ou risco imediato a vida).
  • 300 dias: Partos em geral (tirando partos prematuros ou com complicações no processo de gestação).
  • 24 meses: Doenças e lesões as quais a pessoa já sabia possuir quando contratou o plano de saúde.
  • 180 dias: Outras situações.

 

Mudança na mensalidade

Você já deve ter escutado alguém dizer que o plano de saude ficou mais caro ou mais barato em determinado mês. Muitas pessoas inclusive acham que ocorreu algum erro, mas na verdade não. Existem alguns fatores que ocasionam o reajuste da mensalidade do seu convenio medico. Conheça os principais motivos:

Reajuste por mudança de faixa etaria

Isso ocorre porque por questões naturais, determinadas idades precisam de atendimento medico com uma frequência maior do que as outras. As idades desses reajustes podem variar dependendo do ano da contratação. Veja a lista de reajuste:

  • Contratação feita até 2 de janeiro de 1999 – Não se aplica o reajuste por faixa etária, seguindo então, o que esta previsto no contrato.

 

  • Entre 2 de Janeiro de 1999 a 1 de Janeiro de 2004 – O preço da ultima faixa etária pode ser no máximo 6 vezes maior do que a primeira. Pessoas com mais de 60 anos, que tenham contrato a mais de 10 anos, não podem sofrer alteração por mudança de faira etária.

0 a 17 anos

18 a 29 anos

30 a 39 anos

40 a 49 anos

50 a 59 anos

60 a 69 anos

70 ou mais

  • Após 1 de janeiro de 2004 – O valor da ultima faixa etária não pode ser superior a 6 vezes o valor da primeira. A variação acumulada da sétima a decima faixas não podem ser superior ao valor da variação acumulada das sétimas primeiras.

0 a 18 anos

19 a 23 anos

24 a 28 anos

29 a 33 anos

34 a 38 anos

39 a 43 anos

44 a 48 anos

49 a 53 anos

54 a 58 anos

59 ou mais

Reajuste anual de variação de custos

Esse reajuste, diferente da faixa etária, é anual. Se da pelo aumento dos custos dos serviços médicos, novas tecnologias, etc.

 

O que o plano de saúde é e não é o brigado a cobrir

A ANS estipula alguns itens os quais todo plano de saude são obrigados a oferecer e cumprir. Existem também, itens os quais eles não são obrigados, mas isso não significa que não possam oferecer, variando então de acordo com a operadora. Confira a lista de itens:

Devem ser oferecidos:

  • Consultas ilimitadas;
  • Consultas com outros profissionais, se solicitado pelo medico principal durante internação;
  • Cirurgia e radioterapia para tumores na região do pescoço e cabeça;
  • Medicamentos imunobiológicos para tratamentos de artrites;
  • Bolsas coletoras para pacientes ostomizados;

Não são obrigados a cobrir:

  • Tratamentos com finalidade estética;
  • Tratamentos experimentais;
  • Cirurgias com finalidade estética;
  • Fornecimento de órteses e próteses;
  • Fornecimento de remédios que não sejam registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
  • Fornecimento de remédios para tratamento domiciliar, com algumas exceções;
  • Inseminação artificial;
  • Tratamentos ilícitos;
  • Caso de catástrofes e guerras.

 

Plano de Saude: Como funciona e qual contratar - Convênios Médicos

 

Operadoras de plano de saude

Agora que você já entende de planos de saúde, falta conhecer as operadoras e ver qual te oferece os melhores benefícios. Aqui você encontra as mais populares e renomadas de São Paulo, sendo desde a mais cara até aquela que é mais acessível e cabe dentro do seu orçamento, confira:

– Amil

– SulAmérica

– NotreDame Intermédica

– Bradesco

– One Health

– Unimed

– São Cristovão

– Allianz

– Samed

– Omint

 

 

Agora você já sabe tudo o que precisa antes de contratar o seu plano de saude e as principais e mais reconhecidas operadoras. Você pode entrar em contato com a corretora para tirar as suas dúvidas e contratar o seu plano de saúde direto com um corretor, clicando aqui. Você pode, não só tirar as suas dúvidas como também também simular o valor do seu plano. Não deixe para depois algo tão importante para você e também para sua família.

 

 

 

Leia também:

 

 

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..