Sintomas do transtorno de ansiedade: Saiba quais são

Todo mundo fica nervoso ou ansiosa de tempos em tempos, por diversos motivos. Porém, para algumas pessoas a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que começa a tomar conta da vida delas.

Sintomas do transtorno de ansiedade: Saiba quais são

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ainda assim, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação.

De acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), o principal sintoma do transtorno de ansiedade, é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”.

Sintomas do transtorno de ansiedade

O principal sintoma do transtorno de ansiedade é a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou quando não existe um motivo algum para isso. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, á saúde ou de várias outras origens.

Os sintomas do transtorno de ansiedade podem ser: sintomas psicológicos ou físicos.

Sintomas Psicológicos

A ansiedade está diretamente ligada com o nosso sistema mental, por isso, a maioria dos sintomas não são nítidos, não são sentidos na pele, mas sim, psicologicamente.

  • Medos Irracionais: o medo que alguém tem de animais, de voar ou de até mesmo estar em meio a uma multidão, é um dos fatores que poucos conseguem observar ligação com a ansiedade. Quando a simples fobia se torna exagerada, já cai na categoria de transtornos.
  • Autoconsciência: a autoconsciência começa a se tornar um mal assim que a pessoa se sente tão inconveniente de realizar uma tarefa, que desiste dela, tremem, se avermelham, suam.
  • Lembranças ruins: se você já passou por alguma situação/evento que marcou a sua vida de maneira negativa, e costuma lembrar em certas ocasiões, é completamente normal. Mas isso se torna parte de um transtorno de ansiedade á partir do momento que esse “flashback” começa a aparecer constantemente em sua mente;
  • Preocupação/Perfeccionismo: o sintoma de preocupação geralmente aparece em pessoas que vivem em constante pressão na vida, pessoal ou profissional, e querem que tudo saia conforma (ou melhor do que) tinha planejamento. Já o perfeccionismo é tanto que tais pessoas nem se dão conta de que toda essa preocupação para algo dar certo é na verdade uma ansiedade para ouvir opiniões positivas de quem as julgam.

Esses são alguns sintomas mais comuns. Entretanto, têm outros sintomas como: pânico, vergonha de sair (ou falar) em público, compulsividade, entre outros.

Sintomas Físicos

A maioria dos sintomas da ansiedade são psicológicos, mas existem alguns fatores físicos mínimos, que muitas vezes passam por despercebidos, mas que entregam na mesma hora que uma pessoa sofre de transtornos.

  • Insônia: a insônia está ligado a preocupações com a família, com dinheiro ou com outro problema na vida pessoal, e quando se torna frequente, muitas pessoas não conseguem se livrar desse mal. Entretanto, isso é um sintoma claro de que essa pessoa está com transtornos.
  • Roer unhas: esse é o sintoma que mais mostra que uma pessoa é muito ansiosa e acontece com mais de 63% da população brasileira. Geralmente, isso é nítido para quem está ao lado de alguém com transtornos de ansiedade: quem sofre se cala, começa a pensar em problemas e imediatamente leva as mãos a boca para roer as unhas.
  • Tensão muscular: é fácil observa em pessoas que passam o dia sentado e/ou que exercem atividades que não exigem muito do corpo. Essas pessoas não conseguem controlar seus próprios pensamentos e constantemente apertam a mandíbula, flexionam o punho (ou o corpo todo), tensionando-o com vigor.
  • Dores: dores na barriga que causam enjoos acontecem muito por conta da agitação com que você balança suas pernas e braços, pois está nervoso. No peito ou na cabeça, as dores de quem sofre com ansiedade são acarretadas pelo nervosismo ou preocupação que estão tendo com algo (um medo constante).

Se você se identificou com algum dos sintomas que foram citados acima, procure um profissional afim de receber um diagnóstico para o transtorno de ansiedade.

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..