Tecnologia na saúde: Você vai se impressionar

Falou em tecnologia, já vem na nossa cabeça o smartphone mais moderno. Ou indo mais além, imaginamos carros que voam, hologramas, naves espaciais, carro que vira barco, e vamos até onde nossa mente permitir. Mas na verdade a tecnologia já abrange muito mais do que produtos materialistas. Tem um lugar, que ela se encaixou mais do que bem, e hoje já ajuda e salva milhões de vidas: A tecnologia na saúde. Imagine antigamente, quando nem computador existia. Como as pessoas realizavam um raio-x por exemplo? Aí que tá. Todo e qualquer procedimento que hoje, com um “clique” já temos o resultado, antigamente era extremamente invasivo e agressivo ao nosso corpo. Mas tudo isso vai bem além de imagens de exames. Você pode se surpreender lendo esse artigo.

Como usar a tecnologia na saúde

Eu digo, que podemos separá-la em dois segmentos: O primeiro eu chamo de telas e conexões. Esse nós já somos experts, os celulares e computadores tornaram tudo mais simples para nós. Essa facilidade é aplicada desde acessar o resultado dos exames, até o contato com um médico que tire suas dúvidas de maneira fácil e rápida. As telas também ajudam la dentro do hospital. Para análise de exames e afins. E a segunda, e a que eu particularmente mais gosto, eu chamo simplesmente de avanços. Imprimir um braço em uma impressora 3D, ou implantar um chip que substitui remédios, só podem ser definidos como avanços.

 

SIMULE O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.

 

Os avanços

  • Impressora 3D – Em 2014, o primeiro exoesqueleto foi impresso. E graças a isso, uma pessoa paraplégica pode voltar a andar. Se podemos fazer um exoesqueleto, podemos imprimir próteses também. E milhares de vidas tem sido mudadas através disso. Mas a medicina não se contentou, e hoje já podem ser impressas cartilagens, e até vértebras, que são usadas em procedimentos cirúrgicos.
  • Caneta diagnosticadora – Especialistas nos Estados Unidos, desenvolveram uma caneta, com inteligencia artificial. A caneta detecta doenças cerebrais mais rápido do que qualquer sistema já existente. Ainda não esta no mercado, mas já está em fase de testes.
  • Chip remédio – Imagina um chip, dentro do seu corpo. Nele existem centenas de doses de medicamentos. E você controla a liberação deles remotamente, podendo até marcar o horário da liberação, para aqueles que são mais esquecidos. Esse também já esta em fases de testes.

Esses foram três exemplos. Existem centenas de sistemas e procedimentos sendo desenvolvidos na medicina. E cada vez mais vidas estão se beneficiando disso.

Para ver na Netflix

Para você que é fã de series e gostou desse assunto. A recomendação do dia é a serie americana Grey’s Anatomy. Os episódios se passam, na maior parte do tempo, dentro de um hospital em Seattle. É possível perceber bem o avanço da tecnologia na saúde. Durante 14 temporadas, a serie mostra centenas de historia de pacientes e os procedimentos usados para curar suas respectivas doenças e traumas. Mas é claro, paralelamente se passa a historia dos médicos, que agrada a todos, principalmente aqueles que gostam de um drama misturado com romance.

 

A tecnologia vai muito além do que pensamos. Ainda tem muito o que descobrir e inventar. Agora é só aguardar e ver o que ainda vem por aí.

 

Saiba sobre os benefícios da cafeina.

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..