Plano de Saúde Cobre a Laqueadura?
|A dúvida de muitos é se o plano de saúde cobre a laqueadura. O que poucos sabem é que os planos de saúde são obrigados a cobrir procedimentos que são considerados planejamento familiar.
A cirurgia de laqueadura pode ser realizada por mulheres com mais de 25 anos e que já possuem mais de dois filhos e não desejam mais engravidar. Assim como a vasectomia, cirurgia feita nos homens para impedir a fecundação do óvulo.
A laqueadura é uma opção entre mulheres que não desejam mais ter filhos e não querem correr o risco de falha de algum método contraceptivo. É uma cirurgia realizada nas trompas uterinas e completamente eficaz, mantida durante toda a vida da mulher sem trazer riscos evidentes a saúde feminina.
Mas, afinal, o plano de saúde cobre a laqueadura?
O plano de saúde cobre a laqueadura devido ao conceito de planejamento familiar. O planejamento familiar consiste em um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres que pretendem ter ou não filhos. É um direito asseguradora pela Constituição Federal e pela Lei n° 9.263/96.
Assim que a lei entrou em vigor, os planos de saúde são obrigados a cobrir os procedimentos de planejamento familiar.
Procedimentos obrigatórios para a Cirurgia de Laqueadura
Os convênios são obrigados a oferecer consultas de aconselhamento e atividades educacionais para planejamento familiar. Além da cirurgia de laqueadura existe outros procedimentos cirúrgicos que são obrigatórios a cobertura completa do plano.
Esses benefícios são válidos para todos os planos, desde que respeitados os prazos de carência. Logo, é ideal que você saiba dos seus direitos e se caso o plano negar qualquer procedimento que seja considerado planejamento familiar, você sabe que está indo contra a legislação e as normas explícitas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Não perca tempo e realize agora uma Simulação de Planos de Saúde. Assim você terá total cobertura para realizar procedimentos, exames, consultas e cuidar de sua saúde.