Sintomas da Pneumonia
|Os sintomas da pneumonia geralmente estão relacionados com febre alta e dores no corpo, se você quer saber mais informações, confira esse artigo.
A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A infecção é comum em pessoas com o sistema imunológico baixo. Tal infecção, atinge o pulmão, podendo chegar aos alvéolos, pequenas estruturas que são responsáveis pelas trocas gasosas. O diagnóstico é feito através de exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias do tórax.
Fatores de risco para Pneumonia
- Idade superior a 65 anos.
- Infecções respiratórias, como a gripe ou bronquite.
- Tabagismo.
- Hospitalizações prolongadas.
- Pacientes com ventilação mecânica.
Principais sintomas da Pneumonia
- Febre acima de 38°C.
- Tosse seca.
- Dificuldade para respirar.
- Dor na região do peito.
- Fraqueza.
- Náuseas e vômito.
- Suores intensos.
É preciso atenção aos sintomas da pneumonia, pois é a doença que mais mata crianças com idade menor que cinco anos. Por esse motivo é chamada “a matadora esquecida de criança”. Logo, quanto antes for realizado o diagnóstico, mais rápida será a recuperação do paciente, evitando a mortalidade.
Tratamento de Pneumonia
O tratamento é feito através de antibióticos, percebendo-se uma melhora dos sintomas em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode ser necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta complicações por causa do quadro de pneumonia, tais complicações estão relacionadas com o comprometimento das funções normais do rim e da pressão arterial.
Diferenças entre Pneumonia e Tuberculose
Alguns pacientes que apresentam um quadro de tosse ficam preocupados com a possibilidade de tuberculose. A diferença entre pneumonia e tuberculose está no tempo de evolução da doença. A pneumonia é um quadro agudo que evolui em horas. Já no caso da tuberculose os sinais vão piorando gradativamente e o paciente acaba procurando ajuda médica várias semanas depois do início dos sintomas.
SAIBA MAIS: SINTOMAS DA TUBERCULOSE