Dor de dente: saiba como aliviar
|A dor de dente é um incômodo que pode ser provocado por diversos fatores. Como ela pode ocorrer em momentos imprevisíveis que não temos acesso ao dentista, confira as informações desse artigo e saiba como aliviar essa sensação desagradável.
A dor de dente pode estar associada aos seguintes fatores:
- Cáries: furo no dente causado por uma bactéria, que se alimenta de restos de comida.
- Bruxismo: ranger dos dentes, caso ao acordar, você sinta sintomas como mandíbula dolorida ou dor de cabeça, pode ser um sinal de bruxismo.
- Gengivite: é a inflamação da gengiva, também causada por bactérias e restos de comida que podem se acumular.
- Hipersensibilidade: com o tempo, ocorre o desgaste do esmalte do dente. Logo, a hipersensibilidade pode ocorrer ao ingerir certos alimentos ácidos ou bebidas frias.
- Nascimento do dento do siso: são os últimos dentes a nascer e aparecem entre 16 e 20 anos. Pode ser necessário a extração desses dentes através de um processo cirúrgico de pequeno porte.
SAIBA MAIS: DOR DE CABEÇA OU ENXAQUECA?
Como aliviar dor de dente?
- Higiene bucal: escovar os dentes e passar o fio dental são essenciais para tirar os restos de alimentos.
- Bochechar água com sal: essa mistura ajuda a limpar a boca, uma vez que elimina micro-organismos que podem estar causando a dor. Basta diluir uma colher de chá de sal em água e bochechar por 30 segundos.
- Própolis: esse produto das abelhas contribui na manutenção do esmalte do dente, prevenindo cáries e doenças periodontais. Não à toa, esse é um ingrediente de alguns cremes dentais.
- Cravo: trata-se de uma substância analgésica. Logo, mascar, fazer um chá ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto ajuda também. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois o cravo causa queimaduras se ficar em contato com a mucosa por muito tempo.
Vale lembrar que a prevenção através da higiene bucal é a melhor medida para evitar cáries e problemas na gengiva. Além disso, mesmo que a dor alivie, não deixe de consultar um dentista para fazer um diagnóstico correto e um tratamento adequado. É recomendado também evitar medicamentos de farmácia, pois a automedicação pode causar riscos à saúde.
SAIBA MAIS: NOITES MAL DORMIDAS AFETAM NOSSA SAÚDE