Mundo pet: Quais as doenças mais comuns em cachorros
|Sabemos a quantidade de vírus e bactéria que estão por toda parte. Não somos só nós que estamos expostos, nossos animais de estimação também estão. Temos que estar sempre atentos no mundo pet, e saber tudo que pode acontecer com os nossos cães. Existem formas de prevenções, como a vacina e o vermifugo por exemplo. Mas nem sempre conseguimos protege-los de tudo. O que podemos fazer é estar sempre ligados, tanto no nosso pet, quanto nas doenças que eles podem contrair. Aqui você vai encontrar os principais sintomas que apontam algo errado e as doenças mais comuns dos animais de estimação.
SIMULE AQUI O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.
Doenças comuns no mundo pet
-
Doença do carrapato (erlichiose)
– O que é: É uma infecção transmitida por carrapatos. Esses, se alimentam de cães contaminados, e depois quando vão para cães saudáveis, propagam as bactérias.
– O que pode causar: Anemia, inflamações oculares, insuficiência renal, hemorragia e alterações neurológicas e de comportamento.
– Sintomas: Febre, diarreia, depressão, hematomas, tosse, vômito, perda de apetite, anemia e dificuldade de respirar.
– Tratamento/ prevenção: Feita através de remédios.
-
Obesidade
– O que é: É o acumulo excessivo de gordura, que pode ser decorrente principalmente por sedentarismo do animal, ou dieta inadequada.
– O que pode causar: Alto colesterol e triglicérides, que podem ocasionar na convulsão, danos nos olhos, paralisia, e alterações neurológicas.
– Sintomas: Sede excessiva, falta de ar quando passeia, e também o próprio diagnostico visual.
– Tratamento/ prevenção: Para prevenir, verifique se a ração apresenta boa qualidade, e sempre passear e praticar exercícios físicos. Em casos avançados, são necessários acompanhamento veterinário e plano nutricional.
-
Otite
– O que é: Ouvido inflamado.
– O que pode causar: Pode causar meningite ou infecção generalizada, as duas, se não tratadas, podem ser fatais
– Sintomas: Coceira nas orelhas, balançar a cabeça frequentemente e até secreções.
– Tratamento/ prevenção: O tratamento é feito através de antibióticos.
-
Depressão
– O que é: Ainda não se sabe ao certo o que acontece no cérebro dos animais com depressão. Sabe-se que na verdade, é bem semelhante com a depressão de seres humanos.
– O que pode causar: O cão passa a recusar comida e brincadeiras.
– Sintomas: A mania de se lamber, passa a ser frenética pelo cão, podendo até chegar a desenvolver feridas.
– Tratamento/ prevenção: A melhor forma de prevenção são os passeios, onde além da atividade física, o cão fica em contato com o seu dono.
O nosso cão precisa da nossa atenção e cuidados. Exercícios, boa alimentação, banho, carinho e amor são indispensáveis no mundo pet, ou seja, na vida deles. Qualquer sinal que possa apontar que algo está errado, corra para um médico veterinário. Certifique-se de que a vacinação do seu cachorro esta em dia. E para garantir a saúde dele, hoje em dia existem diversos planos médicos direcionados, que muitas pessoas não conhecem. É bom estar sempre preparado para qualquer eventualidade. Você consegue mais informações aqui.
Tecnologias implantadas na saúde vão te impressionar.