Conheça alguns tipos de nebulização para tratar sinusite

Durante o inverno, quadros de sinusite se tornam frequentes devido ao clima seco e a variação de temperaturas. Para tratá-la, vamos citar alguns tipos de nebulização. O tratamento ajuda a umidificar as vias aéreas e desobstriuir as vias respiratórias, facilitando a respiração. Entenda!

Diferentes tipos de nebulização para tratar sinusite

A sinusite pode se desenvolver a partir de alergias respiratórias, como uma rinite alérgica, e em resfriados. A doença cria secreções e inflamam as mucosas nos seios da face, assim, a nebulização é um ótimo tratamento natural. Realizada de 2 a 3 vezes por dia, ela deve ser feita preferencialmente pela manhã ou antes de dormir, e com duração de 15 a 20 minutos.

Apesar de não curarem a doença, as nebulizações auxiliam na estimulação da tosse, facilitando a expectorização. Sem contraindicações, ela pode ser realizada por crianças, adultos e até gestantes. Abaixo, citamos alguns tipos de nebulização que podem ser realizadas em casa.

Nebulização com soro fisiológico

Mais comum entre os tipos de nebulização, a realização com soro fisiológico é um ótimo auxílio no tratamento da doença. Ela pode ser realizada em casa, de manhã ou de noite. Só não é recomendável deitar durante, já que pode ocorrer a aspiração das secreções.

Para realizar a nebulização, deve-se colocar de 5 a 10 ml de soro fisiológico e posicionar a máscara próxima ao nariz.

Nebulização com chá de ervas

Ainda mais natural do que a nebulização com soro fisiológico, inalar o vapor de ervas também ajuda no tratamento. Aqui, diferentes chás podem ser utilizados, como:

  • Chá de camomila
  • Chá de buchinha do norte
  • Chá de eucalipto
  • Chá de cascas de laranja com limão
  • Chá de guaco
  • Chá de gengibre e limão

Para o método, é necessário apenas água quente e as ervas. Para prepará-lo, coloque o líquido sem coar em um balde ou xícara. Se o vapor estiver muito quente, aguarde alguns minutos antes de começar a inalação. Sente-se próximo à recipiente e inale o vapor, com uma distância de cerca de 20 cm. Colocar uma toalha sobre a cabeça ajuda a direcionar o vapor e potencializar a inalação.tipos de nebulização

Nebulização com remédios

É importante consultar um clínico geral antes de dar andamento ao tratamento com remédios. Eles podem auxiliar ao serem diluídos com soro fisiológico. Ao ser acrescentada na água quente, a pomada vick vaporub é um grande apoio na nebulização. Antes de utilizá-la, no entanto, procure orientação médica. Em alguns casos, seu uso pode aumentar o muco nasal ou inflamar as vias respiratórias.

tipos de nebulização

Como informamos aqui, é recomendável procurar um médico caso o quadro de sinusite dure mais do que duas semanas. Procure um clínico geral ou um otorrinolaringologista ao perceber que os sintomas não melhoram. Não deixe para a última hora!

Com um plano de saúde, você tem atendimento especializado e rápido em inúmeros exames e consultas. Ter um convênio médico é investir em você e na sua saúde, sem esperar que algo grave aconteça.

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..