PLANO DE SAÚDE PARA PESSOA FÍSICA | SAIBA COMO FUNCIONA

Um Plano de Saúde para Pessoa física, também é chamado pelos convênios de Plano Individual ou familiar. Essa é a modalidade contratada pelo indivíduo de forma independente de uma empresa ou instituição para que o mesmo e sua família possam ter cobertura médica.

Portanto, no artigo de hoje você vai descobrir o que é e como funciona a modalidade de Plano de Saúde para pessoa física, confira:

PLANO DE SAÚDE PARA PESSOA FÍSICA OU PLANO COLETIVO? DESCUBRA

Um Plano de Saúde individual ou familiar é aquele onde a pessoa física realiza a contratação diretamente com a operadora. Dessa maneira, tanto ela quanto seus familiares, no caso do plano familiar, poderão receber todas as assistências propostas pela operadora.

Já no caso de planos coletivos, que podem ser empresariais ou corporativos, a contratação é realizada entre pessoa jurídica e a operadora. Neste caso, a empresa é quem oferece o plano para seus funcionários. A partir de então, o funcionário pode optar por estender o plano ao grupo familiar.

QUEM PODE CONTRATAR O PLANO DE SAÚDE PARA PESSOA FÍSICA?

PLANO DE SAÚDE PARA PESSOA FÍSICA

O contrato de um Plano de Saúde para pessoas físicas, seja individual ou familiar, é assinado pelo indivíduo e pela operadora de planos. De forma geral, se o plano for individual, é necessário que o titular seja maior de 18 anos de idade. Caso o beneficiário tenha idade inferior, ele deverá ser assistido pelo seu responsável legal.

No caso de um plano familiar, a maioria das operadoras estende os benefícios, mediante o pagamento de determinadas taxas, ao conjunge e aos filhos menores de 24 anos do titular do contrato. Dessa maneira é possível proteger e prevenir a saúde de todos os integrantes da família.

Veja também: 10 Motivos para contratar um plano de saúde!

NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

No momento da contratação do plano de saúde para pessoa física, a operadora deverá fornecer ao contratante do plano, os seguintes documentos:

  • O Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde (MPS), que deve ser entregue antes da assinatura do contrato;
  • O Guia de Leitura Contratual (GLC), que deve ser entregue juntamente do cartão de identificação do titular do plano;

A OPERADORA PODE CANCELAR O MEU PLANO?

Quanto à rescisão contratual por parte da operadora, ela pode se dar, segundo a regulamentação legal sobre o tema, apenas nas seguintes hipóteses:

  • Em caso de fraude comprovada por parte do consumidor;
  • Em caso de não pagamento das mensalidades por um período superior a 70 dias. Isto, contudo, só é possível mediante notificação do contratante até o dia 50 de atraso.

Saiba mais: Descubra tudo sobre o cancelamento de plano de saúde!

QUAL O PERÍODO DE CARÊNCIA EM UM PLANO INDIVIDUAL E FAMILIAR?

PLANO DE SAÚDE PARA PESSOA FÍSICA

Em um Plano de Saúde, o período de carência corresponde ao tempo onde o contratante precisa aguardar depois da assinatura do contrato para que possa utilizar toda a cobertura do plano. Para saber qual o prazo da carência, é necessário consultar o contrato no momento da assinatura.

PERÍODO DE CARÊNCIA PARA DIFERENTES PROCEDIMENTOS

De acordo com a regulamentação legal, para estabelecer a carência, os Planos de Saúde devem obedecer às seguintes regras:

  • Em caso de atendimentos de urgência (acidentes e complicações na gravidez) e emergência (risco de vida imediato ou lesões irreparáveis), a carência máxima pode ser de até 24 horas;
  • Em caso de partos (com exceção de nascimentos prematuros), a carência máxima pode ser de até 300 dias;
  • Em caso de doenças e lesões existentes antes da contratação do plano, a carência máxima é de até 24 meses;
  • Nos demais casos, a carência máxima pode ser de até 180 dias;

Os limites estabelecidos pela legislação estabelecem a carência máxima. Isso significa que a operadora poderá, segundo um contrato, estabelecer um período de carência apenas inferior e nunca maior do que os citados acima.

CUIDANDO DA SAÚDE DE QUEM VOCÊ AMA

Seja da sua saúde ou de seus familiares, obter um plano de saúde se mostra a decisão ideal. Isto porque, dado seus inúmeros benefícios, como coberturas, atendimento rápido, infraestrutura de qualidade e acesso aos melhores hospitais, ele garante a proteção completa para a sua saúde. Desta maneira, o acesso à saúde fica mais rápido e frequente, e o seu bem estar e de sua família se torna garantido.

Para você que deseja conhecer melhor os planos disponíveis, e também ter acesso aos valores, o Plano de Saúde Simulação consegue facilitar. Você pode estar fazendo uma rápida simulação de valores, pelo nosso site mesmo, para receber uma cotação personalizada. Em menos de 30 segundos você tem acesso a todas as informações.

Ainda, se preferir, você pode entrar em contato com nossos consultores pelo número (11) 3135-5773 para obter informações como coberturas a valores dos planos. Temos os profissionais mais especializados no assunto para poderem te direcionar à opção que mais atenda suas necessidades e preferências. Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..