Apendicite: causas, sintomas e tratamento
|A apendicite é uma inflamação no apêndice, causando dor intensa no lado direito inferior do abdômen. Quando ocorre essa inflamação, é preciso realizar uma cirurgia para tirar o apêndice o mais rápido possível, pois existe o risco de infecção generalizada. Confira esse artigo e saiba mais informações.
Sintomas da apendicite
O principal sintoma é a dor abdominal, que varia de acordo com a idade da pessoa e da posição do apêndice inflamado. De maneira geral, o primeiro sinal da inflamação é a dor na região próxima ao umbigo que vai ficando cada vez mais aguda conforme as horas passam.
Outros sintomas que aparecem junto com a dor:
- Náusea.
- Vômito.
- Perda de apetite.
- Febre baixa.
- Calafrio.
- Tremores.
Caso aconteça o rompimento do apêndice, a dor pode desaparecer por um breve período, levando a uma melhora momentânea dos sintomas. Entretanto, quando isso ocorre, a cavidade abdominal fica infectada.
SAIBA MAIS: SINTOMAS DE GASTRITE
Causas da apendicite
- Obstrução causada por gordura ou fezes.
- Infecção gastrointestinal causada por vírus.
Nesses casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar. Essa inflamação do apêndice pode ocorrer em qualquer pessoa, mas ela é mais comum em pessoas com idade entre 10 e 30 anos.
SAIBA MAIS: RETENÇÃO DE LÍQUIDOS – CAUSAS, SINTOMAS E PREVENÇÃO
Diagnóstico e tratamento
Como o nível de dor varia de acordo com o tempo, isso dificulta o diagnóstico. Em adição, a inflamação no apêndice não é o único problema que causa dores abdominais. Então, mais de um exame poderá ser realizado pelo médico para ter o diagnóstico preciso.
- Exame físico: o médico pressiona a área dolorida, caso a dor aumente, é um indicativo que a área está inflamada.
- Exame de sangue: caso o número de glóbulos brancos esteja maior do que o normal, trata-se de um sinal de infecção.
- Exame de urina: ele é utilizado para o médico verificar se as dores não são da ocorrência de pedra no rim.
A cirurgia é a única forma de tratamento. Nela existe a retirada do apêndice inflamado através de um pequeno corte no abdômen. Vale lembrar que não é feita a substituição dele durante a cirurgia. Isso não traz nenhum riscos para a vida do paciente no futuro, pois o apêndice não tem funções conhecidas no nosso organismo.