Benefícios do Chá de Hibisco
|O chá de hibisco é uma mistura preparada com uma parte do cálice de botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa, ele tem um sabor mais agradável em relação ao chá preto e verde. Para saber mais informações, confira esse artigo.
Trata-se de um grande aliado para quem quer emagrecer, pois estimula a produção de urina, ajudando a desinchar. Além disso, isso ajuda na eliminação das toxinas do nosso corpo. O ideal é que o chá seja preparado com o hibisco original, que pode ser encontrado em farmácias e drogarias. O hibisco pode ser adicionado como um chá puro ou adicionado a sucos.
Vale lembrar que existe instruções a serem seguidas no preparo do chá de hibisco, pois assim não há risco de perder as propriedades dele. Um modo de preparo possível é ferver água. Colocar em uma xícara o hibisco, canela e gengibre. Tampar por 5 minutos, coar e servir em seguida.
Benefícios do Chá de Hibisco
- Diurético: evitando a retenção de líquidos.
- Evita o acumulo de gorduras, acelerando o metabolismo.
- Controla o colesterol, pois possui grande quantidade de agentes antioxidantes. Logo, protege a saúde cardiovascular e os vasos sanguíneos do corpo.
- Combate doenças do fígado: também devido a grande quantidade de antioxidantes, que agem na neutralização de radicais livres presentes nas células e nos tecidos do corpo.
- Antibacteriano e anti-inflamatório: por ser rico em vitamina C, o chá também vai fortalecer o sistema imunológico, fortalecendo a saúde como um todo.
- Combate a depressão: por possuir vitaminas e minerais, trata-se de um antidepressivo natural.
- Ajuda na digestão: facilita a eliminação dos alimentos rapidamente, logo é mais indicado para ser consumido após as refeições.
SAIBA MAIS: BENEFÍCIOS DO CÁLCIO PARA SAÚDE
Contraindicações do Chá de Hibisco
O consumo em excesso pode causar intoxicação, logo é preciso consultar um nutricionista antes de tomar com frequência. Além disso, gestantes e mulheres que desejam engravidar o chá é contraindicado, uma vez que afeta a fertilidade e os níveis de estrogênio. Em adição, por ter ação diurética, pode ocorrer eliminação de nutrientes e eletrólitos essenciais para o funcionamento do nosso corpo, como cálcio, sódio, magnésio e potássio.