Bronquiolite: O que é, sintomas e tratamento.
|Você deve ter escutado falar de bronquite mas não de bronquiolite. Mas por algum motivo agora você precisa entender e ter mais informações sobre essa infecção. Você está no lugar certo, entenda o que é, as causas e o tratamento da bronquiolite.
Bronquiolite
A bronquiolite é na verdade uma infecção infantil e é comum. Nela, ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são aquelas passagens de ar menores nos pulmões. Isso acontece porque um vírus infecta os bronquíolos, pode acorrer também por infecção bacteriana, mas é raro. A viral inflama os bronquíolos e faz com que eles fiquem inchados e assim o muco se acumula e dificulta a passagem de ar.
O vírus que causa a maioria das bronquiolites é o vírus sincicial respiratório. Ele é comum em crianças de até dois anos principalmente em estações frias do ano, como o inverno por exemplo. Vírus da gripe ou resfriado também podem causar a infecção. A bronquiolite é contagiosa e pode ser contraída através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa doente.
Sintomas
Existem os sintomas típicos da bronquiolite, mas a intensidade deles varia de criança para criança. Umas podem ter poucos sintomas, ou mais leves do que as outras. A bronquiolite começa como uma infecção leve respiratória, depois de uns dias, pode se desenvolver e causar problemas como chiado no peito e tosse. Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Cianose, que se caracteriza pela pele azulada por conta da falta de oxigênio.
- Febre
- Retrações intercostais, onde os músculos ao redor das costelas vão afundando à medida em que a criança tenta respirar
- Tosse
- Fadiga
- Dificuldade para respirar, podendo ter chiado no peito e falta de ar
- Respiração rápida
Tratamento
O tratamento é feito através de remédios mesmo. Você deve consultar um médico e ver qual medicamento, qual a dosagem e qual o período de tratamento mais indicado para o seu bebe.
Assista ao vídeo para entender melhor e ver as dicas para bronquiolite:
https://www.youtube.com/watch?v=n_Z4iD13UDQ
Não esqueça de ter um acompanhamento médico caso os sintomas surgirem no seu bebe.
Leia também: