Carência de ferro – Consequências causadas no organismo
|Quando há carência de ferro no organismo, não é possível fazer com que o oxigênio seja transportado dos pulmões até as células, onde será utilizado na produção de energia.
As células só são capazes de produzir energia com eficiência e suprir as demandas das atividades, desde o funcionamento do metabolismo até uma atividade física mais intensa, só é possível com a presença do oxigênio.
O que a carência de ferro causa?
Quando o suprimento de ferro não é o suficiente, os estoques presentes no organismo caem e assim começa a ter início um estado de anemia, porque sem o ferro, é comprometida a produção de células vermelhas e sua contagem no sangue diminuí.
O ferro é perdido através de sangramentos, inclusive os da menstruação, dificuldades de absorção intestinal, doação de sangue, secreções corpóreas e descamação das células intestinais. Aqueles que praticam atividades físicas intensas também podem precisar de uma quantidade maior ferro diariamente.
Crianças e adolescentes em fase de crescimento são um grupo vulnerável à deficiência de ferro.
Quais as necessidades diárias de ferro?
No Brasil, as recomendações diárias são estabelecidas pela agencia reguladora Anvisa e são: 14 mg para adultos e variam de acordo com a idade da criança. De 0 a 6 meses a recomendação é de 0,27 mg por dia, de 7 a 11 meses de 9 mg, de 1 a 6 anos são 6 mg e de 7 a 10 anos 9 mg.
Segundo estimativas, cerca de 40% da população mundial apresenta algum nível de carência de ferro.
Alimentos ricos em ferro
Acelga: garante quantidades razoáveis de ferro. Em 100 g há 1,8 mg de ferro ou 13% da quantidade recomendada diariamente.
Cominho: é um condimento tão rico em ferro que até mesmo pequenas quantidades no prato já fornecem bastante ferro. A cada 100 g de cominho são encontrados 66,4 mg de ferro, o que equivale a 470% da recomendação diária.
Espinafre: fornece 2,7 mg a cada 100 g do alimento, ou 19% da necessidade diária.
Feijão: o feijão ajuda a manter a população brasileira com níveis adequados de ferro. Em 100 g existem 3,7 mg de ferro, 26% da quantidade diária.
Grão de bico: contém cerca de 6,2 mg de ferro em 100 g ou 44% da ingestão diária.
Gergelim: cada 100 g da semente contém 14,6 mg de ferro, o que é equivalente a 105% dos valores diários.
Lentilha: é possível encontrar 3,7 mg de ferro o que equivale a 26% do valor diário.
Soja: rica em ferro, a cada 100 g são encontradas 15,7 mg. Equivalente a 112% do recomendado.
Simule seu plano de saúde sem compromisso
Agora que você conheceu a importância do ferro em seu organismo, contrate um plano de saúde e tenha acesso aos melhores especialistas do país.
Faça sua Simulação do Seu Plano de Saúde com Uma Corretora