Escoliose Neuromuscular | Conheça os sintomas e tratamento
|A escoliose neuromuscular é uma deformidade da coluna vertebral que se desloca para as laterais, tanto esquerda quanto direita. Infelizmente, muitas pessoas não dão a devida importância a saúde da sua coluna como deveriam. Consequentemente uma grande parte da população está sujeita a problemas na coluna, como a escoliose neuromuscular.
A Escoliose Neuromuscular
Entretanto, é de extrema importância que a população esteja consciente da escoliose para que possa agir contra essa doença. Devido isso, esse artigo possui informações importantes que irão te ajudar a entender como funciona, quais seus principais sintomas, causas e tratamentos. Confira:
O que você vai ver nesse artigo:
- O que é a Escoliose Neuromuscular;
- Principais sintomas da Escoliose Neuromuscular;
- Tratamento para a doença;
- Dicas de Prevenção.
O que é a Escoliose Neuromuscular
Primeiramente, escoliose é uma alteração na coluna vertebral que pode ser dividida em vários tipos. Porém, as mais frequentes são a escoliose congênita que é de nascença, escoliose idiopática e por fim a neuromuscular.
A principal causa da escoliose neuromuscular é dada por qualquer tipo de doença ou distúrbio que causam a escoliose. Entretanto, uma das principais causas é o fato da musculatura estar muito fraca e assim não suportar o peso do corpo. Consequentemente a coluna vertebral é movida para a lateral, formando um C, no qual ela se inicia de forma reta, vira para os lados e depois retorna ao seu eixo.
Além desse tipo de causa, outra que também pode ser comum é doenças como paralisia cerebral. Dessa forma, pessoas que são vítimas dessas doenças são extremamente sujeitas a escoliose neuromuscular.
Principais sintomas da Escoliose Neuromuscular
A alteração na coluna cervical é um processo rápido, por isso, muita das vezes as pessoas acabam não notando a presença da escoliose neuromuscular. Mas geralmente os principais sintomas que podem surgir é dores nas costas, principalmente depois do paciente passar muito tempo sentado e cansaço.
Além disso, outros sintomas que podem aparecer são aqueles que você consegue ver a olho nu. Como por exemplo:
- Ombro maior do que o outro;
- Osso da clavícula mais evidente;
- Quadril torto;
- E membros maiores do que os outros.
Tratamento para a doença
Em relação ao tratamento da escoliose neuromuscular é algo que varia de acordo com cada paciente. Pois, além disso, varia de acordo com a idade, sexo, também muda de acordo com a localização a curva e o seu grau. Outra coisa que também pode variar o tratamento da escoliose é o grau de complicação dessa alteração. Mas geralmente a primeira forma de tratamento é a utilização de órteses que irão auxiliar a volta da coluna cervical no seu lugar necessário.
Além disso, uma outra opção para tratar essa alteração é através de uma cirurgia. Mas o paciente precisará analisar se isso realmente é necessário antes de optar por essa opção.
Dicas de Prevenção
Infelizmente não existe uma medida direta para a prevenção da escoliose neuromuscular. Porém, como esse tipo de escoliose tem como principal causa algumas doenças e distúrbios que afetam o sistema nervoso, uma opção é você se prevenir desses tipos de doenças.
Entretanto, alguns tipos de doenças também não são tão simples de se prevenir. Pois podem surgir mesmo sem uma explicação tão direta. Mas uma sugestão é você procurar sempre evitar o consumo do álcool, drogas, evitar o sedentarismo, ter uma alimentação adequada e principalmente sempre checar a sua saúde, sendo o mais importante.
Pois afinal, caso você tenha a escoliose neuromuscular ou qualquer outro tipo de doença, quanto antes for identificada, melhor será o seu progresso de cura. Portanto, procure sempre ter alguns cuidados para evitar qualquer tipo de complicação a sua saúde.
Ter um plano de saúde é a maneira mais eficaz de garantir o bem estar e acompanhamento que a sua saúde precisa. Com ele, demora no atendimento e dificuldade no agendamento de consultas não serão mais problemas. Pagando apenas um valor baixo por mês, você irá garantir o máximo do atendimento e da infraestrutura de um hospital. Faça uma simulação sem compromisso, em menos de 30 segundos, e veja como é fácil cuidar da sua saúde!
Gostou desse artigo? Se gostou, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e deixar o seu comentário!