Novembro Azul: Câncer de Próstata
|Durante o mês de Outubro aconteceu a campanha titulada por: “Campanha Outubro Rosa” com o objetivo de combater o câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres. Agora no mês de Novembro o assunto mudou e a cor passou a ser azul. O Novembro Azul é uma campanha que procura combater o câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Campanha Novembro Azul No Brasil
A campanha chegou no Brasil através do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo no país, no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o território brasileiro. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para divulgar informações sobre a doença. Nos dias atuais a campanha novembro azul já faz parte do calendário nacional de prevenções.
Sobre O Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Dados estatísticos indicam que:
- Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;
- Um em cada seis homens é alvo da doença;
- Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
- Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
- É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
Sintomas
Os sintomas mais comuns só aparecem na fase avançada da doença. Sendo eles:
- Vontades urgentes e repentinas de urinar;
- Dificuldade para urinar;
- Diminuição no jato de urina;
- aumento da frequência urinária;
- Dores corporais e ósseas;
- Insuficiência renal e fortes dores.
Prevenção
Os exames de sangue e toque feitos periodicamente são de extrema importante, já que não existe uma forma de se tornar imune á doença. Os exames possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efeito, aumentando as chances de cura.
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade, portanto homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. E homens que possuem história de câncer na família correm mais risco, por isso é exigido o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.