Meu Plano de Saúde Cobre a Cirurgia Ortognática?
|Entenda como o plano de saúde cobre a cirurgia ortognática e confira preço dos melhores planos de saúde no Brasil.
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que visa a correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial. Trata-se de uma cirurgia que corrige as imperfeições faciais, posicionando os ossos da mandíbula e maxila, permitindo uma maior qualidade de vida ao indivíduo, além do melhoramento da parte estética.
É um procedimento coberto pelo plano de saúde, porém constantemente negado com o argumento falho de que não se trata de um procedimento previsto no rol da ANS.
Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia ortognática está prevista no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar e é estabelecida nas resoluções normativas da ANS. Sendo assim, existe a obrigatoriedade de cobertura da cirurgia ortognática pelos planos de saúde hospitalar. Insta destacar que a obrigatoriedade de cobertura não é apenas para usuários de plano de saúde ortodôntico e sim plano hospitalar.
O entendimento é sedimentado pela Resolução Normativa 211, da ANS:
VIII – cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais, para a segmentação hospitalar, incluindo a solicitação de exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem, alimentação, órteses, próteses e demais materiais ligados ao ato cirúrgico utilizados durante o período de internação hospitalar.
Portanto, havendo encaminhamento médico para realização de cirurgia ortognática, não pode o plano de saúde negar a cobertura.
Meu plano de saúde cobre a cirurgia ortognática?
De acordo com a Lei Federal 9656, Súmula Normativa Número 11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, TODOS os convênios médicos, planos de saúde ou cooperativas médicas devem cobrir a internação hospitalar e os materiais necessários ao procedimento. Os custos com a equipe são passíveis de reembolso total, de acordo com o tipo de contrato com o plano de saúde (possibilidade de livre escolha).
O procedimento consiste em fazer o avanço da maxila e/ou recuo da mandíbula. Com a maxila e a mandíbula reposicionadas, é restabelecido um novo perfil ao paciente, promovendo a qualidade mastigatória e a estética facial.
O paciente que realiza a cirurgia ortognática passa por uma transformação física e mental, melhorando, não só a sua qualidade de vida, como a autoestima. Por isso que o Plano de Saúde cobre a cirurgia ortognática, pois é um procedimento que traz diversos benefícios para o conveniado.
Como saber se preciso da cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática se destina a pessoas que apresentam um crescimento desigual entre as arcadas superior e inferior, o que pode trazer inúmeras consequências negativas ao seu dia a dia como: apneia do sono, ronco, dormir de boca aberta, dores nas articulações da face e dores de cabeça, dificuldade para fechar a boca, além de desarmonias estéticas. Todas essas características podem ser um indicativo para a cirurgia.
Como é realizada a cirurgia ortognática?
A cirurgia é realizada em hospital sob anestesia geral, mas, antes, prepara-se o paciente, cumprindo-se todos os exames pré-operatórios necessários. Na manhã da cirurgia, o paciente é internado em jejum. Após o procedimento cirúrgico, poderá receber alta hospitalar à noite ou na manhã seguinte, dependendo de sua recuperação. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, sem deixar qualquer tipo de cicatriz na face.
Simulação de Plano de Saúde
Agora que você sabe como funciona a cobertura da cirurgia ortognática pelo plano de saúde, aproveite para simular planos de saúde.