Planos de saúde: Dúvidas de plano para recém nascidos
|Muitas mulheres, logo quando tem o seu neném, procuram por planos de saúde. Isso porque o instinto materno faz com que as mães sejam hiper protetoras. Muitas pessoas tem duvidas em relação a contratação desses planos. Para ajudar, vamos responder ás perguntas mais frequentes aqui.
Planos de saúde para recém nascidos
As regras para incluir o neném no plano de saúde são as mesmas para todas as operadoras?
Não. O artigo 12 da Lei 9.656/98 determina que a inclusão do bebê seja feita no plano do pai ou da mãe até 30 dias após o seu nascimento. Isso significa que todas as seguradoras são obrigadas a obedecer a esse regulamento. Então, se você receber alguma resposta diferente dessa, questione.
Como garantir a inclusão?
Esse processo não é automático. Portanto, é preciso que o pai, a mãe ou o responsável legal pela criança faça uma requisição por telefone. Serão exigidas uma cópia do RG e do CPF do titular do plano e a Certidão de Nascimento do recém-nascido, comprovando a filiação. “Quando a solicitação é feita por telefone, é importante registrá-la, anotando o nome da atendente, o número do protocolo, além do dia e horário da ligação”, orienta a advogada.
Recém nascido tem carência?
Não, desde que a sua inclusão seja feita em até, no máximo, 30 dias após o parto. Mas é importante ficar atenta ao período de carência do titular do plano, pois caso ele ainda esteja vigente, vai se estender para o bebê, mesmo que o prazo de inclusão seja cumprido. Isso quer dizer que, se você está planejando engravidar e ainda não tem um plano de saúde (ou se quer trocar de seguradora), faça isso com antecedência suficiente para já ter passado o período de carência quando der à luz.
As regras também valem para filho adotivo?
Sim. O processo é basicamente o mesmo que o dos filhos naturais. A única diferença é que a inclusão da criança adotiva (de até 12 anos) deve acontecer em no máximo 30 dias após a adoção.
Agora você já tem a resposta para algumas de suas perguntas. O próximo passo é ver qual o melhor plano para você. Para saber mais sobre as operadoras, clique aqui.