Sintomas da Bronquite
|A bronquite é uma inflamação nos brônquios (canais com a função de levar o oxigênio até os pulmões). Confira nesse artigo os sintomas da bronquite.
Ela pode ser causada por vírus ou bactérias. As crises também podem estar relacionadas com poluentes ambientais e químicos. Em adição, o cigarro é o principal responsável pelo agravamento do quadro de bronquite. Dessa forma, ela pode ser diagnosticada através dos sinais, sintomas, histórico do paciente e exame clínico. Além disso, em alguns casos, a prova de função pulmonar estabelece o diagnóstico definitivo.
Existem 2 tipos de bronquite: crônica e aguda. No caso da crônica, trata-se de uma condição médica de constante irritação e inflamação dos tubos bronquiais, nela existe um aumento do risco de outras doenças respiratórias, principalmente a pneumonia. Já a aguda, está relacionada com os mesmos vírus que causam gripe e resfriado, ou seja, a transmissão ocorre pelo ar ou contato físico.
Sintomas da Bronquite
- Tosse
- Catarro amarelado
- Dificuldade para respirar
- Pode ocorrer febre
- Falta de apetite
- Cansaço
Tratamento da Bronquite
Normalmente a bronquite tem duração de até 15 dias. O tratamento é feito com remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides e expectorantes. Outras formas de tratamento:
- Repouso e ingestão de líquidos, como água ou chás que fluidificam as secreções, possibilitando a expectoração.
- Exercícios físicos como natação também ajudam a expectoração, facilitando a respiração.
- Sessões de fisioterapia aumentam a capacidade respiratória, através de técnicas manuais, aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.
Existe a possibilidade de cura da bronquite, mas em idosos, fumantes e pessoas com asma são os grupos que ela acaba tornando-se crônica. Entretanto, o tratamento adequado pode reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.