10 Sintomas de Câncer de Mama: Identifique | Preço de Convênio Médico
|O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e o que mais mata mulheres no mundo todo. Tamanha é sua importância que existe um dia dedicado somente para conscientização desta doença.
Uma das características fundamentais que determina o sucesso de um tratamento contra o câncer de mama é a detecção precoce do tumor. Assim, quanto antes for identificado, maiores são as chances de cura dessa doença.
Por esse motivo, colocamos abaixo alguns passos para você identificar os sintomas dessa temida doença. Confira!
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor que é desenvolvido na mama devido à alterações genéticas. No entanto, o câncer de mama mais comum é quando ocorre o crescimento anormal das células mamárias. Infelizmente, esse tipo de câncer ainda é muito comum e necessita de alguns cuidados.
Por isso, é muito importante identificar seus fatores de risco quais são os seus sintomas. Só assim será possível iniciar um tratamento com mais rapidez e eficácia.
Fatores de risco
Existem diversos fatores de risco associados com o desenvolvimento do câncer de mama e entre os principais estão:
- Acima de 50 anos;
- Fatores endócrinos;
- Hereditariedade;
- Primeira gestação após 30 anos;
- Uso prolongado de anticoncepcional;
- Obesidade;
- Sobrepeso após menopausa;
- Sedentarismo;
- Bebidas alcoólicas;
- Câncer de ovários.
Esses fatores, somados à idade representam riscos, tanto para homens como para mulheres.
Sintomas de Câncer de Mama
Câncer de mama é algo sério e perigoso. Portanto, é muito importante considerar todos os seus sintomas para excluir qualquer possibilidade de surgimento da doença. Sendo assim, confira todos os sintomas de câncer de mama para identificar a doença com antecedência:
1. Nódulo endurecido na mama
Esse costuma ser o sintoma mais chamativo à indicar a existência de um câncer. No entanto, somente esse sinal isolado não significa, necessariamente, que há a doença, já que infecções e cistos também geram nódulos.
2. Abaulamento na mama
Caso a mulher perceba um arqueamento em uma parte do seio também deve ficar atenta e procurar um especialista.
3. Inchaço no seio
Caso ocorra inchaço, não relacionado aos sintomas do período menstrual, é necessário investigar também, pois pode indicar a presença da doença.
4. Vermelhidão na mama
Assim como o inchaço, a vermelhidão na pele da mama também pode indicar alguma infecção ou inflamação, mas também pode ser um dos sintomas de câncer de mama.
5. Espessamento do mamilo
Mudanças na textura dos mamilos também devem ser motivo de preocupação, já que esse é um dos sintomas de câncer de mama.
6. Endurecimento da pele da mama
Caso a mulher note que um dos seios apresenta uma parte semelhante mais endurecida também deve investigar as possíveis causas.
7. Secreções no mamilo
Em muitos casos, o mamilo pode secretar sangue ou um líquido seroso quando a doença está no organismo.
8. Formação de crostas ou feridas perto do mamilo
Caso a pele dos seios apresente feridas ou crostas perto do mamilo é necessário consultar um especialista também.
9. Dor na mama
A dor nos seios pode ser um indicativo de câncer de mama, mas, normalmente, no início da doença, não há presença desse sintoma. Ele costuma ficar mais evidente nos casos mais avançados, quando o seio fica dolorido só de tocar. Mas é importante lembrar que o período menstrual e infecções, também podem causar dor nas mamas.
10. Perda de peso
Qualquer perda de peso sem explicação deve ser investigada, principalmente se essa perda for de cinco ou mais quilos.
Veja também: Alimentos Que Contribuem Na Prevenção do Câncer
Procure ajuda de um especialista!
Sempre faça o autoexame em pé, com um braço levantado atrás da cabeça e depois deitada. De frente a um espelho, olhe bem para os aspectos gerais das mamas.
Apalpe todo o entorno delas, fazendo um círculo e apalpe também a região das axilas. Repare nas cores e nos aspectos da pele da mama e aperte o bico de cada seio para ver se há líquidos.
Estes são os principais sintomas que podem aparecer em uma pessoa com câncer de mama. Todavia, é preciso lembrar que nem sempre eles vão se manifestar em todas as pessoas.
Independente destes ou outros sintomas, é necessário sempre se atentar à alterações na região dos seios. Assim sendo, sempre que perceber alguma das mudanças mencionadas acima, ou outra, consulte um especialista e faça todos os exames necessários.
Com um plano de saúde você adquire acesso aos melhores médicos do mercado e ainda garante atendimento rápido e tratamento especializado. Assegure o atendimento que você merece. Faça uma rápida simulação de valores e veja quantas coberturas você adquire por um pequeno valor mensal.
São vantagens que você só encontra aqui no Preço de Convênio Médico.