Carência do Plano de Saúde para Cirurgias
|A carência é o prazo que os clientes de plano de saúde aguardam antes de utilizarem os serviços do convênio. São regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devem ficar bem claros nos contratos, mas é essencial que você esclareça todas as suas dúvidas para não criar falsas expectativas. Saiba agora qual a carência do plano de saúde para cirurgias.
Qual a carência do plano de saúde para cirurgias?
Geralmente os prazos máximos são:
- 24 horas para urgências e emergências;
- 300 dias para partos de bebês não prematuros;
- 80 dias para consultas, exames, internações e cirurgias.
Logo após os prazos serem cumpridos, o beneficiário tem direito ao atendimento de acordo com a cobertura contratada. Por isso, se o plano que você contratou não inclui obstetrícia, por exemplo, não há cobertura para o parto normal nem a cirurgia de cesariana se for necessária.
Seu plano de saúde está muito caro? Faça simulação de planos aqui.
Algumas exceções podem reduzir o tempo de carência
Os dados citados acima são prazos máximos. Isto é, nada impede que a própria operadora reduza para um prazo de carência menor do que o previsto na legislação. Mas, afinal, qual a carência do plano de saúde para cirurgias?
A princípio, o prazo máximo é de 180 dias, geralmente é o tempo exigido pela maioria das operadoras. Entretanto, há várias exceções, que podem aumentar ou reduzir esse tempo.
Por exemplo, é o caso dos beneficiários com doenças ou lesões preexistentes á contratação do plano e das quais ele já tinha conhecimento. Em situações como essas o prazo de 180 dias pula para 24 meses, período no qual o beneficiário já tem uma cobertura apenas parcial.
Ou seja, isso significa que não terá direito a procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia (como UTI e CTI) nem qualquer cirurgia decorrente dessas doenças ou lesões já existentes.
Consulte seu corretor de plano de saúde
O corretor de plano de saúde é a pessoa ideal para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao plano e seu tempo de carência. Sempre que necessário procure um consultor e esclareça todas as suas dúvidas.