Vacina contra febre amarela: efeitos adversos
|Se você quer saber sobre os efeitos adversos da vacina contra febre amarela, confira esse artigo.
Em São Paulo, houveram alguns casos de pessoas que morreram por causa da reação à vacina da febre amarela. Segundo o último levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde os 3 casos de morte eram adultos com idade abaixo de 60 anos.
A febre amarela é uma doença que pode matar. Cerca de 15% das pessoas que são picadas pelo mosquito transmissor podem desenvolver a forma mais grave. Logo, a vacina, principal forma de prevenção da doença é necessária.
CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE FEBRE AMARELA
Efeitos adversos da vacina contra febre amarela
As reações adversas mais graves são raras. Estudos indicam a probabilidade de uma reação grave a cada 500.000 vacinados. A vacina é feita com o vírus da doença vivo e atenuado. Por isso, em algumas pessoas pode ocorrer a forma mais grave da doença.
A reação mais grave da vacina pode ocorrer em qualquer indivíduo, mas vale lembrar que o grupo de risco da vacina seriam os mais vulneráveis. Esse grupo envolve gestantes, idosos e pessoas com doenças que afetam a imunidade. Dessa forma, é preciso indicações e critérios para a vacinação desse grupo. Já no caso de crianças com menos de 6 meses, a vacina não pode ser aplicada. A contraindicação também é aplicada para pessoas com histórico de alergia a proteína do ovo, que é um dos componentes da vacina.
CONFIRA AQUI DEZ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINA DA FEBRE AMARELA
Atenção aos sintomas da forma mais grave da febre amarela:
- Pele e olhos amarelados.
- Febre alta.
- Queda de pressão.
- Inflamação dos rins.
- Inflamação no fígado.
- Hemorragias.
Nesse contexto, a vacina é muito importante, pois trata-se de uma doença potencialmente grave. Entretanto, é preciso seguir as orientações das autoridades de saúde, para assim minimizar os efeitos adversos.