Sindrome de Down: Saiba quais os 3 tipos e causas

30As Causas da síndrome de down, são genéticas. Não é como uma doença que prevenimos com remédios ou tratamentos. Existem 3 diferentes tipos de falhas genéticas que causam a síndrome. Apesar de serem diferentes, não existem graus de síndrome de down. As pessoas com a deficiência, independente de qual tipo seja a falha genética, suas características vão ser iguais. E o mais importante, ninguém pode ser culpado, nem a mãe e nem o pai. A síndrome ocorre ao acaso.

Causas da Síndrome de Down

Geralmente, nós possuímos 46 cromossomos em cada célula do nosso corpo. Esses, são separados em pares, desde um até vinte e dois. 23 desses cromossomos vem da mãe e os outros 23 vem do pai. Normalmente, o erro ocorre por conta da incapacidade de um cromossomo se juntar ao seu par, o que resulta em um cromossomo a mais, que no final, se liga ao 21° par. Na fecundação, ocorre a junção do ovulo e espermatozoide, o que deve resultar numa célula com o total de 46 cromossomos. Depois, essa célula é dividida, originando uma nova célula clone, com características da célula original. E é assim que funciona o desenvolvimento normal de um embrião. Se a célula original tem 47 cromossomos, as outras vão ter também 47 cromossomos.

 

SIMULE AQUI O SEU PLANO DE SAÚDE.

 

Tipos de Síndrome de down

  • Trissomia simples –  Onde a não-disjunção acontece no óvulo ou no espermatozoide, resultando em uma célula de 24 cromossomos, ao invés de 23. Por isso na fecundação origina-se uma célula com 47 cromossomos. Esse é o tipo mais comum.
  • Translocação – Quando a pessoa tem dois cromossomos 21 completos e mais uma parte de um terceiro. Ocorre em cerca de 3,5% das pessoas com síndrome de Down.

  • Mosaicismo – Ocorre em apenas 1,5% da população com síndrome de down. Acontece quando a pessoa tem células com 46 cromossomos e células com 47. As vezes as manifestações da 203síndrome podem ser mais leves, mas não é garantido.2030

 

Lembrando que independente das nossas diferenças, somos todos iguais e devemos ser tratados como seres humanos.

 

Conheça a unimed paulistana.

 

 

 

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..