Dieta paleolítica: Voltando a idade das pedras para perder peso
|A dieta paleolítica, ou paleo é na verdade um estilo de alimentação. Esse estilo se baseia na alimentação do homem de 15 mil anos atrás. Sim, viver como os homens pre-históricos viviam. Mas existe uma forma certa de fazer essa dieta, e uma explicação pra isso também. Entenda melhor:
Dieta paleolítica
Olhando as imagens, não parece tão ruim né? E não é! A ideia é que você coma só o que o homem podia caçar ou coletar naquela época, que é:
- Carnes;
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Frutas;
- Verduras;
- Sementes;
- Tubérculos.
A teoria dessa dieta, vem da biologia evolutiva. É muito simples, o tempo que o homem passou se alimentando de caças e coletas é extremamente maior do que a que vivemos depois da agricultura. Isso quer dizer, que o corpo humano é muito melhor adaptado à alimentação do paleolítico, do que a de hoje. Em termos evolutivos, a revolução agrícola é muito recente, nosso corpo ainda não se adaptou a ela. A nossa genética continua a mesma.
Passamos com o tempo, a nos alimentar de massas, pães, arroz, feião, etc. E deixamos um pouco de lado as frutas, verduras e carnes. Isso, sem contar com as comidas industrializadas que são as frituras, açúcar refinado e outros. Por isso a dieta paleolítica propõe a volta as origens.
O que comer e não comer?
Você pode comer:
- Carne;
- Peixe e frutos do mar;
- Frutas frescas;
- Vegetais frescos;
- Ovos;
- Nozes e sementes;
- Tubérculos;
- Óleos saudáveis;
- Caldo de ossos.
Você não pode comer:
- Grãos e cereais;
- Leguminosas;
- Leite e laticínios;
- Açúcar refinado;
- Alimentos industrializados;
- Óleos vegetais refinados;
- Doces, frituras, junk food.
A dieta paleolítica promove controle da glicose e insulina, melhora na digestão e absorção, além de de ser super nutritiva com baixa caloria. Ela faz as pessoas perderem peso e melhorar a qualidade de vida em termos de alimentação. Não inicie nenhuma dieta sem antes consultar um nutricionista.
Leia também: