Conheça os diferentes tipos de amigdalite e como tratá-los
|A amigdalite é a inflamação das amígdalas e costumam causar sintomas como dor de garganta, febre e dificuldade para engolir. São diversos os tipos de amigdalite e conhecer os sintomas é ideal para responder às perguntas do médico na consulta. Entenda mais sobre a doença aqui!
Saiba quais são os tipos de amigdalite
Geralmente, a amigdalite se inicia como uma simples dor de garganta e é ocasionada principalmente quando o paciente está com o sistema imunológico comprometido. Ela pode ser causada por vírus ou por infeccção bacteriana, e pode ser aguda, quando dura de alguns dias a 3 meses, e crônica, quando persiste por mais de 3 meses ou se torna recorrente.
Entre seus principais sintomas podemos citar:
- Dor de garganta por mais de 2 dias;
- Dificuldade para engolir;
- Garganta vermelha e inchada;
- Febre e calafrios;
- Tosse seca irritativa;
Para o diagnóstico, o médico observa a garganta do paciente, palpa o pescoço e pode solicitar exames de sangue, além de coletar um pouco do tecido das amígdalas para identificar o micro-organismo causador da infecção.
Amigdalite bacteriana
Geralmente ela é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que também é responsável pela faringite. Esse caso exige tratamentos mais específicos, com a utilização de antibióticos.
Amigdalite viral
O caso mais comum. Ela é contagiosa e é necessário evitar a transmissão da doença. É ideal lavar bem as mãos, tossir sempre com um lenço na boca e não compartilhar toalhas, pratos, copos e talheres, por exemplo. Além disso, como ela ocorre principalmente quando o indivíduo está enfraquecido, pode ser preciso manter distância de bebês e idosos.
Como é necessário um diagnóstico do médico para seguir com o tratamento, não deixe de passar em um pronto-socorro ou em um otorrinolaringologista logo que notar que os sintomas da doença permanecem por mais de duas semanas. O tratamento depende do tipo de doença, podendo ser realizado com antibióticos, no caso de amigdalite bacteriana, e com anti-inflamatórios, no caso de amigdalite viral.
Com um convênio médico, você tem acesso à médicos especializados e de alta qualidade. Consegue realizar exames e consultas sem investir um preço muito alto! Ter um plano de saúde é investir em você e viver com mais tranquilidade, sem se preocupar em resolver a situação de última hora.
Aqui, você tem acesso a diversos planos de saúde e consegue ver quais deles podem suprir suas necessidades.