Saiba como identificar o hipertireodismo, seus sintomas e como tratá-lo

Caracterizado pela alta produção de hormônios na tireóide, o hipertireodismo atinge principalmente as mulheres e se não tratada, pode causar graves complicações. Entenda mais como a doença funciona, quais são sintomas e as formas de tratamento.

Saiba o que é o hipertireodismo e como ele atinge as mulheres

O hipertireodismo é um distúrbio da tireóide que ocasiona na produção excessiva de hormônios. Ele aumenta o metabolismo, resultando em perda rápida de peso, ritmo cardíaco acelerado ou irregular, nervosismo e sudorese. Muitas vezes, o hipertireodismo é confundido com nervosismo ou hiperatividade causada pelo dia-a-dia. Assim, é importante entender os sintomas e procurar ajuda médica assim que notar sinais diferentes do corpo.

Apesar de o hipertireodismo poder ser causado por outras doenças genéticas, podemos relacionar o problema com diversas outras causas. Além do uso excessivo de medicamentos e suplementos, nódulos e tumores na tireóide também podem aumentar as chances.

Ainda assim, a principal causadora nas mulheres é a chamada Doença de Graves. Uma condição autoimune que faz os próprios anticorpos atacarem as células da tireóide, a doença estimula a maior produção dos hormônios e pode fazer parte de um histórico familiar.

Para realizar o diagnóstico da doença, é importante ficar atento aos sinais e levá-los para uma consulta médica. Entre os principais sintomas do hipertireodismo, podemos citar:

  • Fraqueza;
  • Diarreia ou aumento da frequência das defecações;
  • Cansaço frequente;
  • Palpitações cardíacas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Ansiedade, nervosismo, irritabilidade.

Tratamento

O tratamento do hipertireodismo pode ser realizado de diferentes formas dependendo do estágio da doença. Como primeira alternativa, medicamentos como Propiltiouracil e Metimazol podem ser utilizados. Há também o uso do iodo  radioativo e a remoção da tireóide através de cirurgia, indicada em último caso.

 

 

O profissional responsável por doenças hormonais é o endocrinologista, mas clínicos gerais também conseguem auxiliar no tratamento a partir de exames e consultas de rotina. Não deixe de procurar ajuda médica assim que notar que seu corpo está dando sinais anormais.

Com um plano de saúde, você tem acesso rápido e fácil à consultas médicas e exames de alta qualidade. É cuidar da sua saúde e não deixar para a última hora. Aqui, você consegue identificar diferentes planos de saúde, seus preços e benefícios. Ache algo que melhor se adeque ao seu estilo de vida!

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..