Cirurgia de Vesícula | Saiba TUDO sobre a Cirurgia
|A vesícula biliar é um órgão muscular que fica próximo ao fígado e faz parte do sistema digestivo. Sua função é a de armazenar a bile, que é despejada para auxiliar a digestão dos alimentos que contém lipídeos. A vesícula biliar pode inflamar ou produzir cálculos e pólipos, transformando-se até em câncer ou cancro. A cirurgia de vesícula é um processo altamente indicado para o tratamento e cura dessas doenças que possam vir a aparecer no órgão.
Cirurgia de Vesícula
Embora essa cirurgia seja conhecida, muitas dúvidas veem a tona quando abordamos o tema. O conhecimento sobre a saúde da vesícula biliar é essencial, pois se o órgão inflamar, ou contrair cálculos, diversos sintomas e complicações podem acompanhar esse processo.
Portanto, abaixo terá algumas informações sobre a cirurgia de vesícula que deve ser apresentada. Então confira o artigo completo abaixo:
O que você vai ver nesse artigo:
- O que é a Cirurgia de Vesícula;
- Tipos de Cirurgia de Vesícula;
- Valores dos Procedimentos;
- Cuidados com o Pós-operatório.
O que é a Cirurgia de Vesícula
A cirurgia de vesícula é um processo cirúrgico feito para a retirada da vesícula. A remoção é indicada para casos onde a saúde do paciente está em risco. Se retirada com antecedência, em sua maioria, a cura é quase certa. Portanto, o acompanhamento médico é essencial para que o diagnóstico não seja tardio.
A Vesícula Biliar possui entre 7 a 10 centímetros de comprimento e possui uma coloração esverdeada devido a bile. Ela conecta-se ao fígado e ao duodeno através do trato biliar.
Tipos de Cirurgia de Vesícula
O procedimento para a remoção da Vesícula Biliar possui baixa complexidade, visto que o órgão será plenamente removido. Esse processo dura cerca de apenas 45 minutos e exige um período curto de repouso, sendo em média apenas 2 dias. Além disso, após o repouso pós-cirúrgico o paciente poderá voltar completamente a suas atividades cotidianas após 2 semanas.
Existem dois procedimentos distintos para a remoção da Vesícula, porém a finalidade de ambas é a mesma. O procedimento será determinado pelo médico que está acompanhando o caso. Somente ele poderá definir qual é a melhor forma de cirurgia para o paciente.
Dessa forma, os métodos são os seguintes:
- Cirurgia Convencional;
- Cirurgia Laparoscópica (Laparoscopia).
Cirurgia Convencional
O primeiro tipo de procedimento é a Cirurgia Convencional ou também conhecida como cirurgia com corte. Como o próprio nome já diz, esse método é feito com alguns cortes e uma abertura no abdômen para a retirada da vesícula. Infelizmente esse método possui mais desvantagens do que o outro, mas ainda assim é totalmente seguro. Porém, é necessário que o paciente converse com o seu médico e escolha a que seja mais adequada para ele.
A cirurgia de vesícula convencional tem como principal desvantagem o fato de deixar uma cicatriz bastante visível no abdômen. Além disso, geralmente o seu processo de recuperação pode ser mais demorado, mas não ultrapassa tanto o tempo de repouso médio.
Cirurgia Laparoscópica (Laparoscopia)
O próximo método de cirurgia de vesícula funciona de uma maneira mais simples e apresenta algumas vantagens bem interessantes, visto que esse método é bem menos invasivo do que o convencional. Com a ajuda de aparelhos, 4 furos são feitos no abdômen. Por eles são passados uma câmera e os demais materiais necessários para a realização da cirurgia.
No geral esse tipo de cirurgia funciona de uma maneira simples e não possui tantos cortes, tornando-a mais segura. Além de que o tempo de recuperação dele é menor e a sua cicatriz não é tão visível como no caso da cirurgia convencional.
Valores dos Procedimentos
Em relação ao preço da cirurgia de vesícula, isso irá variar muito dependendo da sua região e do hospital que você escolher. Os preços médios de um procedimento para remoção da vesícula variam de R$ 5.000 a R$ 20.000. Portanto, ter um Plano de Saúde é essencial, pois muitas operadoras cobrem a realização da cirurgia.
Não corra o risco de precisar de um Plano de Saúde tarde demais. Contratar um Plano de Saúde é cuidar de você e do seu bolso. Clique aqui e confira algumas opções de Planos de Saúde para você e para sua família.
Cuidados com o Pós-operatório
Apesar da Cirurgia de Vesícula ser um procedimento relativamente simples, alguns cuidados devem ser tomados para evitar complicações. Portanto, é necessário que o paciente siga uma série de regras para se recuperar com maior rapidez.
Veja abaixo quais são os principais cuidados que o paciente deverá ter:
- Repousar no mínimo duas semanas;
- Não fazer nenhum tipo de atividade que demande esforço físico;
- Realizar caminhadas leves para evitar ficar muito tempo deitado ou sentado;
- Evitar ingerir alimentos pesados e de difícil digestão.
O que você achou desse artigo? Caso tenha qualquer tipo de dúvida você poderá deixar nos comentários abaixo! E não se esqueça de compartilhar esse artigo também!