Alimentação á base de proteína: dieta da proteína
|Alimentação á base de proteína aumenta a quantidade de proteínas ingeridas por dia e corta os carboidratos.
A dieta da proteína nada mais é do que o consumo de alimentos que são ricos em proteína, e na exclusão de alimentos ricos em carboidratos. Para que a dieta realmente apresente resultados é importante que a proteína escolhida seja pobre em gordura, é recomendado optar por frango ao invés de carne vermelha, por exemplo para consumir menos calorias provenientes de gordura.
Alimentação á base de proteína ajuda a emagrece justamente pela ausência de carboidratos na alimentação, faz com que o organismo queime mais rápido as fontes de gordura. Entretanto, é comum sentir fraqueza e tonturas nos primeiros dias da dieta, mas os sinais costumam passar até que o organismo habitua-se á falta de carboidratos.
Um outra forma de retirar os carboidratos da alimentação é fazendo a dieta low carb.
Como a alimentação á base de proteína ajuda a emagrecer?
A dieta da proteína ajuda a emagrecer, já que esse nutriente faz com que você demore a sentir fome, além de diminuir o consumo de carboidratos, principalmente os considerados simples, como açúcar, massas, farinha branca etc.
Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o funcionamento do organismo, logo, como estão sendo consumidos em quantidade menor, o indivíduo passa a produzir maior quantidade de corpos cetônicos para funcionar. Esses corpos cetônicos são frutos da queima de gordura corporal, motivo pelo qual a pessoa passa a perder peso.
Além do mais, quando se reduz a quantidade de carboidratos que a pessoa come por dia, também diminui a retenção hídrica, que ajuda a diminuir o inchaço, que logo influência no peso.
Alimentos para a dieta da proteína
Listamos abaixo os alimentos que podem ser consumidos na dieta da proteína. Confira:
- Peixes: atum, bacalhau e sashimi
- Frutos do mar: camarão, lagosta, siri, caranguejo e mexilhões
- Carnes: frango, aves, porco e boi
- Derivados do leite: queijos, iogurtes, coalhada
- Verduras: salsa, repolho, chicória, cebola, alface, agrião, espinafrem couve-flor, couve, brócolis, acelga, aspargos e salada verde
- Legumes: vagem, chuchu, tomate, cenoura, sopa de legumes, pimentão, abobrinha verde, rabanete, quiabo, pepino, nabo, berinjela e cogumelo
- Outros: sal, ovos, omelete, gelatina dietética, pimenta, azeitona com tempero, azeite, manteiga, margarina, limão e jiló.
Antes de iniciar a dieta da proteína
Antes de iniciar a alimentação á base de proteína, é importante procurar ajuda de um profissional nutricionista e/ou nutrólogo. É necessário o diagnóstico para avaliar o caso para poder determinar se a pessoa é indicada ou não para fazer a dieta da proteína.
Saiba mais: Iogurte emagrece: dicas para ajudar na sua dieta