Alimentação Adequada para Hepatite B
|A Hepatite B é uma doença causada por uma infecção viral. O vírus se localiza principalmente no fígado, mas também está presente no sangue e fluidos corporais. Não existe uma dieta específica para a hepatite B, mas orientações dietéticas e uma alimentação adequada para hepatite B podem ajuda a ter um fígado saudável.
O que é Hepatite B?
A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, são classificadas por letras. Estima-se que que 15% da população brasileira já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença.
A causa da doença é originada pelo vírus B (chamado também de VHB). Dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando á inflamação do órgão.
Alimentação Adequada para Hepatite B
Tudo o que uma pessoa consome passa através do fígado. O fígado transforma os alimentos em energia, que também armazena os produtos químicos necessários para a vida.
Uma alimentação inadequada pode causar problemas de fígado em uma pessoa com hepatite B. Se a dieta possuir muitas calorias a tendencia é ganhar peso. Cuidado, excesso de peso está ligado á acumulação de gordura no fígado, um fenômeno conhecido como fígado gordo.
A alimentação adequada para tratar a hepatite envolve beber bastante água para ajudar a purificar o organismo e ingerir alimentos de fácil digestão, como legumes, frutas, hortaliças, grãos, carnes magras, pão, macarrão, arroz integral etc. Citamos abaixo alguns alimentos que ajudam no tratamento natural da doença:
- Acerola, alho, cebola, alcachofra, cardo mariano.
- Alfafa, agrião, cereja, ameixa, cúrcuma, dente de leão.
- Framboesa, limão, maçã, melão, uva e tomate.
É recomendado consumir algum destes alimentos diariamente para que a cura da hepatite B seja alcançada mais rapidamente.
Saiba mais: Alimentos essenciais para diabéticos