Câncer de Figado | Conheça sintomas, causas e taxa de sobrevida
|O câncer de fígado é uma doença extremamente perigosa e que atinge pelo menos 150 mil pessoas no país. No entanto, assim como os outros tipos de câncer esse também necessita de total atenção e conhecimento para a execução do seu tratamento.
Porém como o câncer de fígado não é tão comentado, muitas pessoas não conseguem identificar essa doença e não possuem conhecimento sobre ele. Portanto, veja abaixo o que de fato é o câncer de fígado e saiba como tratar!
Saiba o que é o Câncer de Fígado
O câncer de fígado trata-se de um tumor maligno que, como o próprio nome já diz, fica localizado no fígado. Esse tumor se origina nas células presentes no fígado e é bastante agressivo. Esse tipo de situação leva a sintomas extremamente prejudiciais sendo um grande problema enfrentado por quem sofre do câncer de fígado.
Essa doença é dividida na categoria primária que é quando o tumor atinge o fígado, e a secundária de quando outros órgãos também são atingidos. Infelizmente esse tipo de câncer necessita de alta complexidade para o tratamento.
Por isso, pessoas que possuem esse tipo de câncer passam por muita dificuldade para a sua resolução. Desse modo, assim que ele é identificado é necessário que o paciente busque ajuda profissional o quanto antes.
Veja: Sintomas de problemas no fígado
Tipos de cânceres
Como foi citado, esse câncer é dividido em duas categorias e a partir dessa situação há vários tipos de cânceres do fígado que precisam ser entendidos. Ainda mais visto que, cada um possui uma causa diferente e assim deve ser tratado de maneira específica. Existem alguns tipos de cânceres do fígado que são bastante raros principalmente no Brasil. Enquanto outros acontecem com mais frequência, mas ainda existe uma complexidade para seu tratamento.
Dessa forma, veja abaixo quais são os principais tipos para que você possa conhecer:
- Hepatocarcinoma;
- Colangiocarcinoma;
- Angisarcoma;
- Metástases hepáticas.
Principais sintomas
Em relação aos sintomas do câncer de fígado infelizmente as pessoas só começam a ter os sintomas depois de um certo tempo de desenvolvimento. Por isso é sempre muito importante que as pessoas busquem fazer um check-up para verificar se há algum problema a ser tratado.
Entre os principais sintomas de câncer que você pode identificar estão:
- Cansaço em excesso;
- Perda de apetite;
- Dores ao lado direto do abdômen;
- Pele amarelada;
- Olhos amarelados;
- Enjoo;
- Inchaço na barriga;
- Perda de peso.
O câncer de fígado tem cura?
Felizmente o câncer de fígado possui tratamento. Todavia, ele não funciona de uma forma tão simples. Portanto, pessoas que sofrem dessa doença devem buscar o tratamento assim que for identificada, isso porque tudo depende do grau de desenvolvimento do câncer.
Para a doença que já está em estágio avançado, não há possibilidade de curar o câncer. Então pessoas que já estão nesse estágio, tem em média a sobrevida de 5 anos.
Em relação aos tipos de tratamentos do câncer, o mais comum é a própria cirurgia. Nesse caso a cirurgia é mais indicada para os cânceres que se encontram na categoria primária. Além desse tipo de tratamento há também a quimioterapia.
Todavia, o procedimento a ser realizado dependerá do estágio do seu câncer e da recomendação médica.
Acho que tenho o câncer, o que devo fazer?
Pessoas que são vítimas de diabetes, cirrose, hepatite B e C ou consumem álcool em excesso devem ficar mais atentas. Já que todas essas situações citadas são os fatores de risco ao câncer. Em casos de você se encontrar em um dos fatores acima e possuir sintomas do câncer é necessário imediatamente procurar um profissional para que possa iniciar os exames. Lembre-se que quanto mais rápido você conseguir identificar, mais fácil será para iniciar um tratamento.
Além disso, é importante entender que nem todo tipo de cisto no fígado significa que há um tumor. Por isso é necessário que você mantenha a calma e evite tirar conclusões sobre essa situação. O necessário é esperar o seu médico solicitar todos os exames e concluir se é ou não um tumor. Além do mais, é importante que você procure estar sempre indo ao médico frequentemente para não esperar os sintomas aparecerem.
Com um Plano de Saúde você pode realizar consultas frequentes com rapidez, sem estresse e sem burocracia. Além do mais, só com um plano de saúde você adquire todas essas vantagens pagando um preço baixo.
O que está esperando para garantir a proteção que você precisa com vantagens únicas como essas? Faça aqui uma rápida simulação de valores e veja como é possível adquirir inúmeras coberturas por valores que cabem no seu bolso!