Cirurgia Ortognática | Tire dúvidas sobre o procedimento e suas coberturas

A Cirurgia Ortognática é um procedimento famoso que tem se tornado muito comum para as pessoas, visto que promove e correção facial. Todavia, apesar de parecer simples ele é bem complexo e não deve ser feito levianamente.

Muitos distúrbios ortodônticos podem ser resolvidos com tratamentos simples. Aparelhos fixos, móveis, placas de tratamento, entre outros. Já alguns casos são um pouco mais complicados e precisam de intervenções mais diretas, incluindo até mesmo tratamentos cirúrgicos.

Esse é o caso de quem precisa recorrer a cirurgia ortognática. O processo é muito complexo, uma vez que é necessário precisão para que não provoque possíveis danos na arcada do paciente. Desse modo, confira tudo sobre esse procedimento, sua necessidade, seu funcionamento e até mesmo seu pós-operatório e preço base.

Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática é conhecida por modificar totalmente a fisionomia do paciente.

Quando a cirurgia é recomendada?

A cirurgia ortognática é conhecida por modificar a posição do maxilar, queixo e gengiva, mudando totalmente a fisionomia do paciente. A correção dos maxilares garante a melhor oclusão (mordida) possível. Ela é recomendada para quem possui algum tipo de deformidade óssea na região bucomaxilofacial.

É indicada para pacientes com alterações de crescimento ósseo dos maxilares e pessoas que tem a mordida muito aberta. Além disso, também pode ser aplicada em pessoas com problemas sérios de oclusão que são resultantes do mal encaixe das mandíbulas, fazendo com que uma arcada fique muito longe da outra.

Essa deformidade pode ou não provocar dores na musculatura ou nas articulações. Nestes casos, se não for feito nada para mudar a longo prazo o músculo maxilar  fica sobrecarregado.

Assim, se torna comum dores de cabeça intensas, dificuldades na mastigação, dores de ouvido e cansaço na região mandibular. Em resumo, a cirurgia pode ser feita para questão estética em que aparece muito a gengiva e para aumentar o queixo que fica muito recluso.

Como funciona a Cirurgia Ortognática?

Inicialmente, antes da cirurgia, se os dentes estiverem muito desalinhados pode ser solicitado o uso de aparelhos. Desse modo, irá arrumar o encaixe na dentição no momento da cirurgia ortognática.

Por se tratar de uma cirurgia, o primeiro procedimento consiste na preparação com uso de sedativos. Porém não haverá necessidade de anestesia geral e nem jejum, somente a limpeza correta antes do início do processo.

Finalmente, para a cirurgia o paciente é submetido a uma anestesia geral e a cirurgia ocorre na parte interna da boca, sem causar cicatrizes na parte externa. O procedimento consiste em “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula) ou o queixo – e, em alguns casos, todos eles. Logo depois, essas regiões são fixadas com placas de titânio e pinos.

Como é o pós-operatório?

O processo de recuperação não é muito doloroso e nem demorado. As dores no pós-operatório geralmente são tratadas com Ibuprofeno, e o inchaço acaba sendo maior do que o desconforto propriamente dito.

Após a cirurgia o paciente precisa ficar em repouso entre 15 a 20 dias e ingerir somente líquidos ou alimentos pastosos até conseguir introduzir alimentos sólidos.

Em cerca de 5 dias o inchaço é aliviado por completo. Dependendo da recuperação da pessoa pode chegar a demorar uma semana a 10 dias de alterações na mandíbula.

Cirurgia Ortognática
A Cirurgia Ortognática é um procedimento famoso que promove e correção facial.

Benefícios da Cirurgia Ortognática

A cirurgia promove uma série de benefícios para a vida do paciente, tais como:

  • A cirurgia ajuda a aumentar as vias aéreas e também um melhor selamento labial, permitindo melhor respiração;
  • Melhora o sistema gastrointestinal, pois, com a cirurgia, o paciente consegue mastigar melhor os alimentos, facilitando a digestão no estômago;
  • Melhora a autoestima, já que há uma melhora estética do sorriso e da região da face com a operação;
  • Quando os pacientes sentem dores, ela resolve 95% dos casos;
  • Melhora a mordida que pode ser um incomodo para o paciente ao se alimentar.

Tipos de cirurgias possíveis

dois tipos de cirurgias que podem ser feitas, de acordo com as necessidades do paciente. Veja quais são elas:

  • Correção transversa: esse tipo de cirurgia é de expansão, onde ocorre o procedimento de expandir a maxila para ajuste da oclusão.
  • Cirurgias combinadas: há uma correção da região superior (maxilar) e inferior (mandíbula) para melhorar a oclusão (posição de fechamento da boca).

Valor da Cirurgia Ortognática | Saiba quanto é preciso investir

O valor da cirurgia é de alto custo, podendo na rede particular custar entre R$ 13.500,00 e R$ 17.000,00. Esses custos dependem do estado brasileiro e também do profissional que desenvolverá a operação.

Todavia, os planos de saúde também, em sua maioria, cobrem esse procedimento. Entretanto, é necessário que a cirurgia não tenha cunho estético e, sim, represente desconforto para a saúde. Entre em contato com nossos consultores para ter mais informações.

Se você preferir, também pode estar fazendo uma rápida simulação de plano de saúde para conferir o valor do plano que melhor atende suas necessidades.

FAÇA AGORA UMA SIMULAÇÃO SEM COMPROMISSO!

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..