Compra de carência para parto | Saiba como garantir o seu direito
|Você está gravida mas ainda não tem um plano de saúde? Ou então, já tentou até mesmo contratar um plano, mas o período de carência dele não poderá cobrir a gravidez? Se você está passando por essa situação, não desista. Muitas mulheres passam por isso, e por vezes ficam até mesmo desamparadas. Porém, ainda há uma esperança de conseguir esse atendimento já na gestação por meio da compra de carência para parto.
Ainda não sabe o que é compra de carência para parto? Nós vamos te contar como ela te ajuda a garantir assistência de qualidade durante toda a gestação e como você deve fazer para contratar. Vamos lá?
O que é a carência em um plano de saúde?
Quando uma pessoa contrata um plano de saúde, ela tem direito a receber atendimento e assistência em hospitais renomados sem precisar pagar pela consulta. Atualmente, os planos de saúde têm sido cada vez mais procurados, uma vez que sai por um preço muito mais barato do que pagar por cada consulta e exame.
Entretanto, para ter acesso aos serviços médicos após a contratação de um plano de saúde, é necessário esperar um tempo. Isso atua como uma medida preventiva para a operadora, pois um segurado contratar um plano e em seguida realizar várias consultas não é tão vantajoso para a seguradora, visto que ele pode abandonar o plano ou então deixar de pagar por todo o procedimento recebido. Dessa forma, os convênios recebem o dinheiro em alguns meses de antecedência para depois trazer o acesso para as pessoas. O tempo para poder utilizar o plano de saúde é o que denominamos de carência.
O tempo de carência pode variar de acordo com cada operadora, mas em alguns casos pode haver algumas diretrizes que fazem com que o seu funcionamento seja diferente dos planos tradicionais.
Como funciona a carência em casos de gravidez?
Atualmente existem diversas opções de planos de saúde que você pode optar. Dentre as opções disponíveis, uma que podemos destacar é o plano com obstetrícia, ou seja, a inclusão de atendimento para gravidez.
A carência dos planos de saúde com inclusão da obstétrica devem respeitar o prazo de 300 dias de acordo com a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. Em casos do parto prematuro, ela pode chegar a quase um ano.
Dessa forma, é fundamental que mulheres que desejam ter filhos contratem o plano de saúde bem antes de pensarem nessa possibilidade. Pois assim, elas garantem todo o acompanhamento de pré-natal e evitam não ter acesso ao atendimento necessário.
Além disso, no plano de saúde para grávidas é possível também incluir o bebê no convênio, que ocorre 30 dias após o parto. Com isso, além da mulher garantir todo o atendimento durante a gestação, ela também garante o atendimento do bebê.
Confira: Saiba quais planos de saúde não possuem carência!
Afinal, como funciona a compra de carência para parto?
Esperar muito tempo para ter acesso a um atendimento de plano de saúde, principalmente na gravidez, não é uma tarefa fácil. Por isso, em alguns casos há a possibilidade de realizar a compra de carência, possibilitando que uma pessoa não precise ficar 300 dias aguardando para ter acesso ao plano.
E como é possível?
A compra de carência para parto ou portabilidade de carência é quando uma pessoa faz uma transferência de um objeto de um contrato de plano de saúde, para outro. Ou seja, se você já tem um plano de saúde sem obstetrícia, por exemplo, e agora quer realizar um outro plano, mas sem precisar esperar o tempo de carência, você pode transferir o objeto que define isso, assim fazendo com que você tenha acesso ao plano rápido. Veja aqui como fazer a portabilidade de plano de saúde sem demora e sem estresse!
Esse tipo de situação pode ser feito com a operadora existente ou com uma nova operadora. Porém ele só pode ser feito nos seguintes casos:
- migração do plano coletivo por adesão para outro ou para plano individual e vice versa;
- migração do plano empresarial para um plano coletivo por adesão ou individual.
Mas como isso funciona na compra de carência para parto?
Caso você tenha um plano individual sem a inclusão da obstetrícia, poderá realizar a migração para um outro plano, porém com a inclusão do plano para parto. Com isso, você não precisará cumprir todo o tempo de espera e conseguirá ter acesso ao atendimento de maneira rápida e prática.
Além disso, se você desejar realizar essa migração, precisará consultar com o seu plano de saúde os documentos necessários e se atentar a todas as diretrizes para garantir a migração de forma correta.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco para mais informações sobre nossos planos. Faremos o possível para encontrar um plano que atenda suas necessidades e seu orçamento!
Corra e garanta um plano de saúde na gestação. Quanto mais o tempo passar, mais longa ficará a carência!
Ficou alguma dúvida neste artigo? Deixe nos comentários para que possamos te auxiliar!