Dia Mundial de Combate á AIDS – 1° de dezembro
|Dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate á AIDS. A campanha esse ano titulado por “Minha saúde, meu direito” almeja explorar os desafios que as pessoas enfrentam no exercício de seus direitos á saúde e no combate ao preconceito.
CURIOSIDADE: O laço na cor vermelha que é utilizado na luta contra a Aids, foi criado em 1991 pela visual AIDS de New York, que queria fazer uma homenagem aos amigos com a doença. A cor vermelha reporta-se ao sangue e á paixão.
O Dia Mundial de Combate á Aíds é celebrado anualmente dia 1° de dezembro e tem por função primordial alertar a sociedade sobre a doença. A data escolhida pela Organização Mundial de Saúde é celebrada no Brasil desde 1988.
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente transmitida por contato sexual desprotegido com uma pessoa já contaminada pela doença, mas também pode ser transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.
Ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids, já que a Aids é um estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
Aids no Brasil
O Brasil se tornou referência mundial, após ser pioneiro na década de 1990 no fornecimento de tratamento gratuito para pessoas com HIV. Entretanto, os jovens brasileiros são os que mais se infectam com o vírus HIV, parcela da população que ainda não era nascida quando o Brasil se tornou modelo no combate á Aids.
O número de pessoas contaminadas pelo vírus HIV entre adultos tem aumentado, segundo uma constatação da Unaids que foi divulgada recentemente no relatório sobre o Brasil, alertando que a prevenção á Aids precisa urgentemente ser mais eficaz.
Dia Mundial de Combate á AIDS
A Aids, até o presente momento, é uma doença que não tem cura, em vista disso é necessária uma proteção eficiente contra ela. O objetivo de intitular dia 1° de dezembro como o Dia Mundial de Combate á Aids, era chamar atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.
Infelizmente pessoas portadoras da doença sofrem muito preconceito, já que as pessoas acham que é possível contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço, e que uma pessoa com o vírus não pode se relacionar e trabalhar normalmente. Até porque nos dias atuais, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível, sim, viver bem com a doença.
Portanto o dia 1° de dezembro serve como um alerda sobre a Aids e como uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença.