Diabetes tipo 1 e 2: Qual a diferença?
|Diabetes é uma doença que atinge 16 milhões de brasileiros. E mesmo com esse grande número de pessoas com a doença, 34% dos diabéticos não sabem se têm diabetes tipo 1 ou 2, afirma a pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes. Saiba mais sobre diabetes tipo 1 e 2.
No geral, a diabetes se caracteriza pela incompetência do corpo em produzir insulina, hormônio necessário para manter a glicose em níveis satisfatórios. Apesar da grande ligação com o açúcar, a principal causa da doença é a obesidade.
Seu plano de saúde está muito caro? Faça simulação de todos os planos aqui.
Diabetes tipo 1 e 2: Qual a diferença?
Diabetes tipo 1
No diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Ocorre quando o pâncreas, órgão do corpo responsável pela fabricação de insulina, não produz o hormônio ou produz em pequena quantidade. Aparece geralmente na infância e adolescência, mas, pode ser diagnosticada em adultos também.
O tratamento para o tipo 1 é realizado com reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.
Diates tipo 2
No diabetes tipo 2, a predominância da doença é maior nos indivíduos adultos e idosos, normalmente é associado a obesidade. Porém, neste caso, o início da produção de insulina é normal ou até mesmo elevada, já que os tecidos do corpo estão resistentes á sua ação, o que acaba impedindo a absorção da glicose pelo organismo e gerando o aumento da taxa de açúcar no sangue.
O tratamento para o tipo 1, dependendo da gravidade, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos.