Dieta detox: como funciona, vantagens e desvantagem

Além de ajudar o organismo a se livrar das toxinas e enxugar as gordurinhas. A dieta detox também tem seus pontos positivos e negativos, entenda como funciona esse método.

Dieta detox: como funciona, vantagens e desvantagem

O maior objetivo da dieta detox ou desintoxicante, é eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Essas substâncias aparecem através de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares, sal em excesso e gordura trans.

Tem diversos tipos de dietas detox, a maioria oferece uma redução da quantidade de calorias consumidas, com alguns dias de uma dieta a base de líquidos. Tem duração mínima de uma semana, e é comumente aplicada após momentos de grande abuso na alimentação.

Como funciona

A dieta detox geralmente é dividida em uma primeira fase que dura cerca de três dias em que a pessoa tem uma alimentação exclusivamente líquida. Nesta fase podem ser consumidas sopas caseiras, sucos e shakes preferencialmente indicados por nutricionista.

Na dieta o consumo é de cerca de mil calorias por dia, que são distribuídas em refeições de duas em duas horas. Nesta primeira fase as atividades físicas intensas devem ser evitadas. Na segunda fase ocorre um leve aumento do aporte calórico e os alimentos sólidos passam a ser permitidos. Esta segunda fase dura cerca de quatro dias, entretanto, alguns tipos podem durar mais que uma semana.

Alimentos que devem ser consumidos na dieta detox:

Frutas frescas, secas sem açúcar, verduras e legumes orgânicos, cereais integrais, chá como de hibiscos, cavalinha, verde, maçã, oleaginosas, castanhas, semente de girassol, abóbora, chia, ovos caipira, peixes, óleos extra virgem, vinagre de maçã, leites de vegetais, sal marinho, rosa e do himalaia, limão, gengibre, mel, stévia, cacau em pó.

Alimentos que não devem ser consumidos na dieta detox:

Gorduras trans, frituras, processados como farinha branca, rico em açúcares, sal (comum e em excesso), glutamato monossódico, cafeína, refrigerantes, assados em carvão, bebidas alcoólicas, alimentos com corantes, conservantes como nitrato, nitrito, potássio e sódio, e alimentos com edulcorantes artificiais sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, xarope de milho rico em frutose, glúten, leite e derivados.

ATENÇÃO: É ideal procurar um nutricionista para conseguir uma boa orientação e auxilio antes de começar a dieta por conta própria.

Dieta detox: vantagens

  • Estimula o consumo de alimentos saudáveis;
  • Reduz a ingestão de alimentos prejudiciais.

Dieta detox: desvantagem

  • Muito restritiva e difícil de realizar.

Saiba mais: Iogurte emagrece: dicas para ajudar na sua dieta

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..