Dor de cabeça ou enxaqueca?
|Frequentemente as pessoas dizem sentir dor de cabeça ou enxaqueca. Porém, são poucos que sabem que a dor de cabeça é um sintoma de enxaqueca.
Cefaleia é popularmente conhecida como “dor de cabeça” e faz parte da rotina de cerca de 2% da população mundial. As cefaleias podem ser classificadas em:
- Primárias: quando a dor é problema em si.
- Secundárias: quando a dor é consequência de uma doença, como por exemplo em gripe ou até mesmo um tumor.
Portanto, é importante consultar um médico quando estiver sentindo dor de cabeça com frequência, afim de saber qual a causa da dor e como tratá-la.
Seu plano de saúde está muito caro? Simule todos os planos aqui.
Mas, afinal, é dor de cabeça ou enxaqueca?
Dor de cabeça são dores fracas e moderadas e podem ocorrer em qualquer parte da cabeça, e em ambos os lados. Por outro lado a enxaqueca é uma condição bem mais séria. É uma forma primária de cefaleia, causada por condições multifatoriais, como por exemplo estresse. ansiedade, mudanças hormonais, falta ou excesso de sono, álcool, dieta, exercício físico e fatores ambientar.
Diferenças entre dor de cabeça e enxaqueca
- Dor de cabeça e enxaqueca são diferentes, já que a dor de cabeça, em si, pode ser leve ou inexistente em uma crise de enxaqueca;
- Enxaqueca tem intensidade de média a forte, chegando a ser incapacitante em muitos casos;
- A enxaqueca ocorre em apenas um dos lados da cabeça, diferente da dor de cabeça;
- A enxaqueca costuma causar náuseas e vômitos; distúrbios visuais como pontos luminosos.
Tratamento
A enxaqueca é uma doença crônica que não tem cura, apenas tratamento. Seja cefaleia ou enxaqueca o tratamento tem cobertura do plano de saúde.
O diagnóstico deve ser dado por um neurologista de acordo com observação, exames clínicos e laboratoriais.