Faringite crônica | O que é, quais seus sintomas e tratamentos
|A faringite crônica é uma inflamação na região da garganta que assusta qualquer pessoa. Já que além de incomodar, ela também possui alguns efeitos colaterais bastante indesejados. Contudo, embora a faringite crônica seja conhecida atualmente, nem todo mundo sabe, de fato, do que se trata, seus sintomas e tratamentos. Por isso, nesse artigo separamos algumas informações para que você possa conhecer melhor essa inflamação.
Entenda o que é Faringite Crônica
Como citado acima, a faringite crônica é uma inflamação na faringe onde há como causa, uma infecção. Essa inflamação além de causar dor, traz tamanho incômodo uma vez que você a tem. Por isso, ela acaba assustando as pessoas devido e esses desconfortos.
A faringite crônica possui esse nome já que há vários processos inflamatórios crônicos a partir da mucosa da faringe. Embora possa parecer algo simples, a faringite crônica pode apresentar complicações levando até a modificações permanentes na mucosa da faringe. Por isso é necessário atenção e cuidado para que não haja quaisquer complicações.
Faringite Crônica | Principais sintomas?
A faringite crônica pode ser dividida em alguns tipos específicos. Dessa maneira, cada tipo da inflamação, apresentará seus próprios sintomas, podendo, então, variar bastante de uma para outra. Sendo assim, caso você ainda não saiba qual é o tipo de faringite crônica que você possui, é possível analisar abaixo as principais, e seus sintomas. Dessa maneira, você poderá comparar e concluir qual deles mais se encaixa na sua situação. Veja abaixo quais são os tipos e seus respectivos sintomas:
• Faringite crônica simples: Esse tipo de faringite, como o próprio nome já diz, possui alguns sintomas mais simples. Tais como sensação estranha na região da garganta, dores no pescoço, dificuldade em engolir e dores;
• Faringite crônica seca: Nesse tipo as dores ficam mais fortes, pode haver hemorragias ao cuspir, dificuldade em dormir devido o incômodo, dificuldade em respirar, crostas e secreção na região da faringe;
• Faringite crônica hiperplástica: E por fim, a faringite hiperplástica possui vermelhidão, dores fortes, náuseas, engrossamento na parede da faringe e vômito.
Tipos de tratamentos
A diferença da faringite normal para a crônica é pelo fato de que a faringite comum tem como principal fator causador, o vírus. Por isso, nesse caso, o tratamento para a faringite é baseado na utilização de remédios que possam combater bactérias e demais vírus na faringe.
Quando a faringe é crônica, seu tratamento é totalmente diferente. Isto porque, não há a presença de vírus para que seja eliminado. Desse modo, o tratamento deve se basear no alívio das dores e incômodos e na eliminação dos sintomas, tais como vômitos, náuseas e secreção. Portanto, o primeiro passo para o seu tratamento é ter certos cuidados na hora da alimentação e procurar sempre hidratar essa região, além de fazer gargarejos com água morna e sal. Além disso, é necessário recorrer a outros tipos de tratamentos caseiros que ajudem a eliminar a dor.
Uma ótima opção para tratamento é consumir o mel. O mel possui propriedades excelentes para aliviar as dores da faringite crônica, além de poder ser combinado com chá de tomilho ou de sálvia, que também irá auxiliar nesse processo.
Se a sua situação estiver muito crítica, existem alguns remédios, também, que são próprios para a faringite crônica. No entanto, o ideal é utilizar medicamentos que sejam antissépticos, anestésicos e em alguns casos um medicamento antibióticos. Mas é necessário que você procure uma pessoa especializada, para que possa te indicar o melhor tipo de medicamento. Portanto procure o plano de saúde que atende no hospital mais próximo de você e veja como é possível se consultar, realizar exames e ainda fazer acompanhamento médico.
Dicas para se prevenir
A principal causa do surgimento da faringite é a mudança do clima. Por isso, para você se prevenir é preciso estar atento a essa mudança de temperatura e se adequar a ela para que não haja qualquer complicação. Mas para que possa ficar ainda mais interessante, veja abaixo algumas dicas que trouxemos para você se prevenir:
Se agasalhe
O inverno é a estação em que mais ocorre essa inflamação. Por isso, é muito importante que você busque sempre se agasalhar durante o inverno. Assim você não só irá se prevenir da faringite, mas também de outras complicações que possam surgir.
Tenha uma boa higiene
Embora a faringite crônica não é causada por bactérias é importante que você procure sempre ter o máximo de higiene. Pois mesmo que você não tenha essa inflamação crônica, você pode ter a que é causada por bactérias. Por isso, procure sempre ter uma boa higiene para evitar que você adquira a faringite.
Acompanhe a mudança de estação
E por fim, procure sempre acompanhar a mudança de estação. Muita das vezes elas chegam sem você perceber e você não estará preparado para essa mudança. Por isso, procure estar sempre atento quanto a ela, para se prevenir da melhor maneira.
Todavia, lembre-se que, antes de se auto diagnosticar ou se medicar, é importante consultar um especialista. Apenas o especialista poderá identificar o tipo de faringite que você apresenta, bem como os tratamentos necessários. Todavia, para encontrar os melhores especialistas de São Paulo e os melhores pontos de atendimentos, é necessário ter um Plano de Saúde.
Apenas com um convênio médico você tem a vantagem de se consultar periodicamente, com os melhores médicos do mercado nos melhores hospitais. Isso tudo sem depender da demora do atendimento, recorrente no SUS, e dos valores abusivos das consultas particulares. Ou seja, você tem inúmeros benefícios pagando apenas pequenos valores mensais. O que está esperando para oferecer para a sua saúde o que ela merece? Faça aqui uma simulação e veja como o plano se adapta às suas preferências e necessidades!