Hipotireoidismo e hipertireoidismo: saiba a diferença
|Hipotireoidismo e hipertireoidismo estão relacionados com distúrbios da glândula tireoide (localizada na região do pescoço), que libera os hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina).
Todas as pessoas, independente de sexo ou idade, estão sujeitas a alterações na glândula da tireoide. Porém, 10% das mulheres com idade acima de 40 anos e por volta de 20% das que tem acima de 60 anos costumam apresentar algum problema na tireoide. De maneira geral, o sexo feminino é o mais atingido. Outro dado, é que cerca de cinco milhões de mulheres não sabem de alterações e problemas na tireoide. Logo, tome conhecimento dos sintomas através desse artigo.
Qual a diferença entro os distúrbios?
No caso do Hipotireoidismo, é a baixa ou inexistência de produção dos hormônios. Já o hipertireoidismo é a produção em excesso dos hormônios.
Sintomas
Hipotireoidismo
- Depressão.
- Sono em excesso.
- Cansaço.
- Pele seca e fria.
- Intestino preso.
- Falta de apetite
Hipertireoidismo
- Irritação.
- Insônia
- Tremores.
- Taquicardia.
- Queda de cabelos
- Calor e suor exagerado
Causas
-Hipotireoidismo: falta ou excesso de iodo na alimentação.
-Hipertireoidismo: presença de um anticorpo no organismo que acaba estimulando a produção excessiva dos hormônios da tireoide.
Tratamento
No caso do hipotireoidismo, o tratamento baseia-se na reposição do hormônio tiroxina. Ele deve ser tomado por toda vida, uma vez que são raros as ocasiões em que a doença regride.
Já no hipertireoidismo, a intervenção pode ser feita por medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, dependendo das características da doença.
Prevenção
- Ingestão com moderação do iodo que pode ser encontrado no sal de cozinha.
- Monitorar com regularidade a dosagem dos hormônios da tireoide, a partir dos 40 anos.
- Atividade física é indicada para casos de hipotireoidismo, entretanto não aconselhável para pacientes com hipertireoidismo.
- Fumar não é recomendado para os dois casos.
.