Infecção Urinária: Saiba como preveni-la
|Se você é mulher, esse artigo foi feito para você A infecção urinária é um problema de saúde bastante comum, porém que requer alguns cuidados. Não estamos falando que os homens não sofram desse tipo de problema também, porém de acordo com especialistas, 40% das mulheres terão pelo menos uma ocorrência de cistite durante a vida.
Vale lembrar que a infecção urinária pode ser prevenida com exames regulares, mas basta o sistema imunológico falhar um pouquinho para as bactérias fazerem a festa.
Fique de olho nos sintomas, e caso perceba indícios corra para o uroginecologista para dar início ao tratamento o mais rápido possível, antes que os sintomas piorem.
Conheça os sintomas da Infecção Urinária
A infecção urinária pode ser desenvolvida por mulheres de todas as idades, mas principalmente por aquelas que estão em idade reprodutiva, na menopausa ou grávidas. Normalmente, o próprio organismo expulsa as bactérias que entram através da uretra, porém se o sistema imunológico sofrer algum tipo de falha, elas começam a se multiplicar na bexiga, o que acaba causando uma pressão constante na região pélvica ou lombar, também causa uma necessidade urgente de urinar, na maioria das vezes de forma dolorosa e com pouca ou nenhuma urina sendo eliminada.
Também pode ocorrer uma mudança na urina, podendo ficar turva ou escura e com um odor desagradável. Se notar algum desses sintomas, procure imediatamente um médico, pois caso seja verificado sangue na urina, febre com náuseas, vômitos e calafrios pode ser que a infecção já esteja em um estágio avançado.
Homens também podem ter a infecção
A infecção não é um problema exclusivamente feminino, apesar de ser mais comum em mulheres, os homens também pode desenvolver a doença. Neles ela pode começar em qualquer parte do sistema urinário, ou seja, rins, uretra, bexiga e ureteres.
O sintoma mais comum é a dor ao urinar, porém podem ser notados os mesmos sintomas que aparecem nas mulheres.
Diagnóstico da doença
O diagnóstico é feito através de exames de sangue e urina, mas podem ser necessários exames como ultrassom ou tomografia para detectar algumas anomalia.
O melhor remédio é a prevenção
Você pode se prevenir contra a doença, com simples hábitos diários, como:
- Ingerir cerca de 2 litros de água por dia;
- Após utilizar o banheiro, a higiene íntima deve ser feita da frente para trás;
- Sempre urinar após as relações sexuais, esvaziando a bexiga;
- Manter a diabetes sob controle;
- Evite segurar a vontade de ir ao banheiro, sempre que sentir vontade vá imediatamente ao banheiro;
- Evite calçar apertadas e roupa intima sintética, que não deixa a pele respirar;
- Evite produtos que podem gerar irritação na pele, como perfumes, óleos e desodorantes íntimos.
Ao perceber os sintomas, procure imediatamente um médico, pois qualquer problema de saúde quando tratado precocemente tem maior índice de sucesso.
Não tem um plano de saúde ainda? Veja as operadoras que atuam na sua região, faça um orçamento online sem compromisso e converse com um dos nossos vendedores especializados! Você verá que nunca foi tão fácil ficar em dia com a saúde.
Simulação Online
Agora que você já sabe sobre plano de saúde. Entre em contato com a nossa central de atendimento (11) 3090-3196 ou WhatsApp (11) 95793-1811.
Se preferir, preencha o formulário abaixo, logo um consultor entrará em contato.