Malária: Você sabe quais são os sintomas e como se prevenir?
|A malária é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários e transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles.
Uma pessoa doente de malária não é capaz de transmitir a enfermidade de forma direta a outra pessoa. Para que isso ocorra é preciso a participação de um vetor, o mosquito-prego, como é popularmente conhecido.
De forma geral a malária é mais frequente em regiões pobres, mas a boa notícia é que a doença é totalmente evitável e tratável, sendo de fácil detecção.
Saiba como identificar a malária
Os principais sintomas da malária são:
- Febre alta;
- Sudoreses;
- Calafrios;
- Fadiga;
- Dores de cabeça constantes.
Muitas pessoas ainda apresentam outros tipos de reações como náuseas, vômitos e falta de apetite.
Ainda é possível ter complicações mais graves com os sintomas da malária como:
- Alterações de consciência;
- Estado de choque;
- Convulsões;
- Hemorragias.
O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de um simples teste reagente ou um exame de detecção do parasita. É realizado por uma amostragem de sangue em um microscópio.
Quais são os tratamentos?
No geral, após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento de forma adequada em regime ambulatorial, e apenas em situações mais graves é que o indivíduo deve ser imediatamente hospitalizado.
O tratamento adequado ainda depende de uma série de fatores como:
- A espécie do protozoário que infectou o paciente;
- Outras condições associadas, como gravidez e problemas de saúde;
- Idade;
- Estado em que se encontra o paciente.
O tratamento mais eficiente contra a malária é uma terapia à base de artemisinina, no qual possui várias vantagens como seu nível baixo de toxicidade, poucos efeitos colaterais e rápida atuação na aniquilação do parasita.
Métodos de prevenção
Juntamente com o fornecimento de medicamentos para as infecções, o controle do o mosquito (vetor da malária), é a melhor forma de redução da transmissão da malária.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 2 tipos de controle em áreas mais propícias de se contrair a enfermidade, como é o caso da região Amazônica no Brasil:
- Dormir com o uso de mosquiteiros, que ainda podem ser tratados com inseticida
- Pulverização das paredes das residências.
Diante dos sintomas da malária, procure um médico imediatamente
Fique atento! Quanto mais cedo for detectado os sintomas da malária e feito o diagnóstico correto, mais eficaz será o tratamento. Se você possui algum desses sinais, procure um médico o mais rápido possível para realizar os exames adequados.
Tenha um Plano de Saúde e invista em atendimentos especializados. Você merece a liberdade de escolher diferentes profissionais e realizar consultas com agilidade.
Faça uma simulação de Plano de Saúde e veja qual opção melhor atende suas preferências.