Obesidade Infantil – Conheça o tratamento

A obesidade infantil acontece quando a criança tem o peso acima do normal de acordo com sua idade e altura. De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, a cada três crianças brasileiras, uma está acima do peso.

A obesidade infantil pode causar problemas de baixa alto estima e depressão, e ainda é capaz de gerar outros tipos de problemas para a saúde da criança, como colesterol alto, diabetes e hipertensão, esses problemas podem acompanhar a criança até a idade adulta.

VOCÊ SABIA QUE TER UM PLANO DE SAÚDE PODE SER DETERMINANTE NA LUTA CONTRA A OBESIDADE?

Conheça as causas da obesidade infantil

Existem várias coisas que podem levar uma criança à obesidade, porém as mais comuns são má alimentação, sedentarismo, fatores genéticos ou até mesmo a combinação entre esses fatores.

O fato ser um fator genético, não implica no fato de pais obesos também terem filhos obesos, assim como pais com pesos normais, podem ter filhos obesos. Isso irá variar de acordo com a alimentação e hábitos da família, como por exemplo a pratica de atividades físicas.

Então, o fator que determinará se uma criança terá ou não obesidade, é o tipo de alimentação e a quantidade de atividades físicas que ela pratica.

Fatores de risco

Existem alguns fatores que podem ser determinantes no desenvolvimento da obesidade infantil, como uma dieta desequilibrada, rica em alimentos congelados, açúcares, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras, sedentarismo pois atividades físicas ajudam na queima calórica, históricos de obesidade na família e também fatores psicológicos como ansiedade, estresse e tédio, tudo isso pode levar a criança a comer mais do que o normal.

Diagnosticando a obesidade infantil

É necessário medir o IMC (índice de massa corporal). Em adultos, o IMC ideal é entre 18,5 a 25 esses valores indicam que a pessoa está com o peso normal, acima de indica sobrepeso e acima de 30 indica obesidade. Porém, para as crianças esses valores não se aplicam.

O IMC infantil varia de acordo com a idade e o sexo, para ajudar os médicos a OMS (Organização Mundial de Saúde) criou uma tabela para fazer este calculo.

Tratando a obesidade infantil

A obesidade infantil não é tratada apenas com medicamentos, o tratamento é demorado e exige muita disciplina, sem falar em uma mudança de estilo de vida. Existem muitas formas de tratar a criança.

Porém, quanto maior o excesso de peso, maiores são os riscos que a doença pode causar, por isso o tratamento deve ser feito individualmente, pois cada criança tem sua característica individual.

Converse com um especialista

Existem diversos especialistas que podem ajudar a ter um diagnóstico completo da obesidade infantil, através de avaliações e exames, como o pediatra, nutrólogo, nutricionista e endocrinologista. Ter um plano de saúde te garante acesso aos melhores especialistas, hospitais e laboratórios de São Paulo.

Preencha o simulador e tenha acesso a todas as informações!

Agora ficou ainda mais fácil fazer a cotação do seu plano de saúde. Basta mandar mensagem no nosso WhatsApp (11) 9 4579-9340 e nosso consultor passará as informações!

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

    Informações necessárias
    Informações adicionais

    Gostaria de receber nosso boletim informativo?

    Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..