Você sabe quais são sintomas de diabetes gestacional? Descubra agora!
|A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que assusta a grande maioria das grávidas. Afinal, ela pode trazer complicações tanto para a mãe como para o bebê. Todavia, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como ela se manifesta e no que ela pode acarretar.
Pensando nisso, para acabar com todas as dúvidas e para que você possa de fato entender essa condição, fizemos esse post completo com todas as informações essenciais. Confira!
O que é diabetes gestacional?
A diabetes normal é caracterizada pela quantidade excessiva de glicose no sangue, no qual é necessário uma mudança alimentar e acompanhamento para não haver complicações. Já a diabete gestacional, ela tem a mesma característica, porém, ela acontece no momento da gestação em uma mulher.
A possibilidade de uma mulher no período de gestão adquirir essa doença é de apenas 4%. Porém, como ainda é possível, é muito importante ter uma série de cuidados para evitar qualquer complicação, principalmente se tratando da saúde do bebê.
Além disso, a diabete gestacional exige ainda mais atenção. isso porque, durante o seu tratamento a mulher precisa estar totalmente atenta para evitar as complicações e também para fazer com que o bebê nasça saudável.
Descubra quais são os sintomas de diabetes gestacional
Os sintomas de diabetes gestacional são poucos, por isso é muito importante estar atento a qualquer mudança de hábito para que possa identificar recorrer ao tratamento rápido. Além disso, o ideal também é, sempre que possível, realizar exames para verificar e acompanhar a saúde da mulher durante a gestão.
Assim é mais seguro garantir que o bebê irá nascer sem nenhuma dificuldade.
Confira abaixo os principais sintomas de diabetes gestacional:
- Sede em excesso;
- Visão turva;
- Aumento da fome;
- Aumento da micção.
Saiba o que provoca o aparecimento da diabetes durante a gestação
As causas da diabete gestacional ainda não foram identificadas, mas levando em consideração as causas da diabete comum, é possível ter uma prévia do que poderia causar.
Na diabete comum, o fato dos hormônios não conseguirem produzir a insulina adequada que gera está condição. Isso porque, quando ingerimos um alimento o corpo o dissolve e leva a glicose à corrente sanguínea.
Depois desse procedimento a insulina irá reduzir a quantidade de açúcar no sangue deixando apenas a quantidade necessária. Então quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade correta de insulina, consequentemente, você passa a ter excesso de açúcar no corpo que levará à diabetes.
Saiba quais complicações a diabetes pode trazer para você o bebê
No bebê as complicações possíveis se concentram em um nascimento prematuro, peso excessivo e até casos de desenvolver diabetes no futuro. Em casos mais extremos, porém, o bebê também pode chegar à óbito ainda durante a gestação ou após o nascimento.
Já na gestante, a diabetes gestacional pode levar à diabete tipo 2 ou à pressão arterial elevada.
Conheça os tratamentos para a diabete gestacional
Além do acompanhamento médico o principal tratamento é para a diabetes gestacional consiste na reeducação alimentar. Afinal é necessário reduzir o açúcar e alimentos que possam suprir todos os nutrientes do corpo na quantidade correta.
Para isso, será necessário ajustar junto à um nutricionista o melhor cardápio com base no que é permitido ingerir. Você pode conferir nosso cardápio exclusivo para diabéticos, para ter uma base do que consumir!
Além disso, será muito importante também verificar ao menos 4 vezes por dia o açúcar no sangue, para analisar se está na faixa saudável. Esse procedimento será um pouco trabalhoso no começo devido à falta de hábito. Mas depois se tornará natural, além de ajudar durante todo o tratamento.
Sabendo disso tudo, fica claro o quão importante é se atentar aos sintomas de diabetes gestacional e buscar um tratamento imediato. Portanto, se você esta em período gestacional ou querendo engravidar, não deixe de fazer os exames e conferir periodicamente sua saúde e a do bebê.
Com um plano de saúde você garante acesso à diferentes profissionais da saúde e cobertura completa ao pré-natal, de acordo com o plano escolhido. Desse modo, além de garantir mais segurança para você e o bebê, você também garante qualidade, rapidez e eficiência nos acompanhamentos.
Se ainda tem suas dúvidas então faça uma simulação de valores, gratuita e sem compromisso. Só assim poderá confirmar o quão vantajoso é ter um plano de saúde durante a gestação.
Você e seu bebê merecem apenas o melhor!