Stephen Hawking: Entenda a doença que matou o físico britânico
|Nessa quarta-feira (14) o físico e pesquisador Stephen Hawking morreu em sua casa. Infelizmente, a doença que matou o cientista, ainda tem uma parte de suas causas desconhecidas. Sabe-se que defeito genético é o causador da doença em cerca de 10% dos casos, a origem do restante ainda é desconhecida. A ELA afeta cerca de 1 a cada 20 mil pessoas no mundo. O prestigiado cientista britânico, foi um deles. Entenda melhor a doença.
Quem foi Stephen Hawking
Nascido no dia 8 de janeiro de 1942, em Oxford, Inglaterra. Concluiu o estudo de física em 1962 na University College e descobriu aos seus 20 anos que portava esclerose amiotrófica lateral. Stephen Hawking realizou estudos sobre buracos negros e foi considerado, depois de Einstein, o mais brilhante físico teórico. Mesmo com a doença, continuou os estudos em Cambridge até se tornar Ph.D em cosmologia. Em 1970, começou a estudar os buracos negros e como resultado, descobriu que eles emitem radiação. Passou a lecionar e depois iniciou pesquisas sobre a origem do universo. Em 1985 se tornou dependente de cuidados constantes, mas mesmo assim continuou o seu trabalho, e adorava viajar com a sua família. Na madrugada do dia 14 de março de 2018 o cientista morreu.
SIMULE AQUI O PREÇO DO SEU PLANO DE SAÚDE.
Esclerose Lateral Amiotrófica ( ELA )
ELA ou Doença de Lou Gehrig é uma doença degenerativa do sistema nervoso e por isso é muito temida. A esclerose lateral amiotrófica causa paralisia motora progressiva e é irreversível. Na ELA, os neurônios começam a se desgastar e morrer. Dessa forma, a informação não consegue ser transmitida para os músculos. Com o tempo, perde-se o movimento de pernas, braços e de todo o corpo. Quando atinge os músculos do peito, a respiração torna-se difícil de ser realizada por conta própria.
Sintomas da doença
Geralmente os sintomas começam a aparecer a partir dos 50 anos. As pessoas portadoras começam a enfraquecer e perder a coordenação dos músculos, os principais sintomas são:
- Afeta primeiro alguma parte do corpo;
- Contrações musculares;
- Engasgar com facilidade;
- Alterações da voz;
- Babar;
- Gagueira;
- Cãibras musculares;
- Debilidade dos músculos do pescoço, deixando a cabeça caída;
- Dificuldade para respirar;
- Paralisia;
- Problemas de dicção;
- Perda de peso.
Infelizmente foi uma grande e triste perda para o mundo. A realidade das pessoas que sofrem de ELA é muito dura. Você pode saber mais de Stephen Hawking no filme baseado em sua vida, A teoria de tudo. E o filme Um momento pode mudar tudo, com Emmy Rossum, que retrata a vida de um portador da Doença de Lou Gehrig. Stephen Hawking, foi além da teoria, e nos mostrou através de sua historia de vida que:
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança” HAWKING, Stephen.