O que é bruxismo dentário?

Você sabe o que é bruxismo dentário? Confira as informações desse artigo e saiba do que se trata essa doença.

O QUE É BRUXISMO DENTÁRIO | PREÇO DE CONVÊNIO MÉDICO

O que é bruxismo dentário?

Trata-se do ato de ranger os dentes de forma involutária, são movimentos semelhantes aos da mastigação. É um problema que merece atenção, pois ele provoca o desgaste dos dentes, dor na mandíbula, dor de cabeça ou até doenças periodontais. Isso ocorre com maior frequência na hora que estamos dormindo, mas pode ser diurno também. Logo, se você acorda com os músculos da mandíbula dolorido, pode ser um sinal de bruxismo.

Os profissionais responsáveis pelo diagnóstico são os profissionais de odontologia, psiquiatra ou fonoaudiólogo. Esse diagnóstico é feito através do relato do paciente ou das pessoas que convivem com ele.

SAIBA MAIS: DOR DE DENTE – SAIBA COMO ALIVIAR

Causas e tipos

  • Sensações de ansiedade, estresse, raiva ou tensão.
  • Alinhamento errado dos dentes.
  • Resposta à dor de ouvido.
  • Refluxo do ácido estomacal.
  • Efeito colateral de alguns medicamentos para depressão.

Bruxismo noturno

Ato inconsciente, enquanto o paciente está dormindo. Qualquer pessoa pode sofrer disso, independente da faixa etária. Entretanto, é mais comum nas mulheres do que nos homens.

Bruxismo diurno

Caracterizado pelo ranger semi voluntário no momento que a pessoa está acordada. Logo, ele está associado a algum hábito ou tique.

Tem cura? Como é o tratamento?

A cura total para o bruxismo ainda é desconhecida. Então, é necessário reconhecer o problema para procurar as causas no dia a dia. Para o alívio dos sintomas na articulação da mandíbula é preciso um aparelho dental. Ele vai agir na redução da atividade dos músculos, para assim proteger os dentes. Já em relação aos distúrbios psiquiátricos associados ao bruxismo, recomenda-se diminuir a tensão psicológica através da prática de esportes e exercícios de relaxamento.

Nesse contexto, a prevenção do bruxismo pode ser feita por meio do gerenciamento do estresse e da ansiedade. Procure atividades que podem ajudar a diminuir esse quadro. E vale lembrar que quem sofre dessa doença deve fazer visitas regulares ao dentista para evitar maiores danos aos dentes.

 

 

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..