Vacina: Gripe comum pode matar! Previna-se

Agora com a chegada do frio, chegam também as gripes. A junção de queda de temperatura e aglomeração de pessoas é a combinação perfeita para um surto de gripe e por isso vacina se torna nosso aliado. Com a chegada do outono, paulistanos já sentiram na pele, literalmente, a queda da temperatura. Muitas pessoas conhecem a gripe suína por exemplo, mas não conhecem a comum e nem os seus perigos, que inclusive podem ser fatais. Por isso é importante que você saiba mais sobre isso com a chegada do frio, e não perca tempo para tomar a vacina, que pode ser inclusive, através do seu plano de saúde.

 

Vacina pelo plano de saúde

As vacinas, em sua maioria, são oferecidas pela rede publica de saúde. Já a cobertura dos planos de saúde podem variar em relação ao tipo de vacina e procedimento. Vacina contra a dengue e Onco BCG são exemplos de vacinas que são obrigatoriamente cobertas. Algumas outras, podem ser cobradas nas clinicas particulares porem alguns planos de saúde oferecem reembolso parcial ou descontos. Na duvida você pode entrar em contato com os corretores e descobrir quais operadoras cobrem ou não determinadas vacinas, inclusive a da gripe.

 

A gripe comum (Influenza)

Vacina: Gripe comum pode matar! Previna-se - Tabelas Convênios

Mais conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral e extremamente contagiosa. Facilmente reconhecida e caracterizada por febre e tosse repentinos. Seu registro é sazonal, ou seja, ela vem com mais força em determinadas épocas. No hemisfério sul por exemplo, é entre abril e setembro. Mas não se enganem, ela também pode vir no verão, e os motivos mais comuns nessa época do ano são:  Desidratação por conta da exposição solar e mudança de temperatura decorrente de ar condicionados que causa choque térmico. A doença se torna ainda mais grave para pessoas com baixa imunidade e saúde frágil, chamamos essas pessoas de grupo de risco. Basicamente são duas as formas, que explicaremos mais pra frente, de impedir que os sintomas piorem:

  • Vacina para a prevenção;
  • Tamiflu, que reduz a multiplicação do vírus influenza A e B.

Qualquer pessoa pode sim ter complicações e até infecção causadas pela gripe, a diferença para o grupo de rico, é que neles a evolução da doença é mais rápida e grave. Estudos mostram que 20% dos pacientes com influenza acabam tendo complicações.

Quem faz parte do grupo de risco

  • Crianças com menos de cinco anos e, principalmente, as que são menores de dois anos.
  • Idosos
  • Gestantes
  • Imunossuprimidos (pacientes que tem imunidade baixa ou comprometida)
  • Pessoas com distúrbios neurológicos
  • Portadores de doenças pulmonares ou cardiovasculares
  • Pacientes com doenças metabólicas ou renais crônicas
  • Profissionais da saúde, principalmente os que trabalham em hospitais

 

Sinais de complicação

A evolução mais grave e mais conhecida da doença, é a pneumonia. Que é também uma das principais causas das mortes. Outras complicações graves da influenza são infarto e insuficiência renal. Fique atento aos sinais de complicação:

  • Falta de ar
  • Constante gemido respiratório
  • Vômitos – Mais de 4 em pouco tempo
  • Volta da febre após melhora
  • Cansaço e fadiga
  • Respiração ofegante
  • Cianose
  • Recusa alimentar
  • Febre longa, mais de seis dias seguidos
  • dor torácica

 

Prevenção

Agora vamos ao que interessa, como prevenir. Separamos as quatro principais formas de prevenção da influenza, da uma olhada:

Troca de temperatura: Primeiro de tudo, fique ligado na temperatura do ar condicionado, não deixe muito baixa para evitar os choques térmicos. Caso queira ficar na temperatura baixa, vista um casaco antes de mudar de ambiente assim a temperatura do corpo vai se equilibrar.

Alimentação: Sempre ingerir frutas ricas em vitamina C, alimentos ricos em ácidos graxos omega 3 e sempre tomar bastante água e sucos.

Higiene: Utilizar álcool em gel nas mão sempre que possível.

Vacina: O método mais eficaz de prevenir a influenza, é a vacinação. Ela garante praticamente 100% de imunidade, e quando não, é muito raro que a gripe evolua para um quadro grave.

 

O que é a vacina

Vacina: Gripe comum pode matar! Previna-se - Tabelas Convênios

As vacinas foram feitas de uma maneira que induz algumas respostas do nosso sistema imunológico. Esse, faz o uso de alguns métodos e sistemas de defesa contra agentes agressores que entram no nosso corpo. O papel da vacina é ensinar esse nosso sistema a reconhecer esses agentes, produzindo anticorpos específicos e evitando assim, o desenvolvimento da doença. Para que isso possa acontecer, a vacina deve ser preparada com os mesmos componentes desses agentes agressores. Calma, isso não quer dizer que a vacina vai te contaminar e te deixar doente. Isso porque, os componentes que são usados para a vacinação, são os mesmos dos agressores, porem enfraquecidos ou até mortos.

Algumas pessoas acreditam que a vacina coloca a doença no organismo. Mas não, ninguém contrai a doença através da vacina. O que acontece, que algumas pessoas confundem, é que cada vacina tem o seu tempo para começar a agir. Esse tempo é chamado de janela, e algumas vezes a doença já estava la antes da vacinação, mas só se manifestou depois. Mas nunca pensem que a vacina é inimigo, é justamento o contrario e ela é extremamente importante para nossa saúde e segurança.

 

Tipos de vacina

Inativada

Essas são produzidas com vírus ou bactérias já mortos por recessos como radiação, calor ou tratamento por formaldeído. Exemplos dessas vacinas bacterianas são: Febre tifoide e DTP. E vacinas virais são: Hepatite A e B, poliomielite, HPV, influenza e raiva.

Atenuada

Essas utilizam a bactéria ou o vírus ainda vivos. Só que esses, já não tem a capacidade de causar a doença pois foram cultivados em algum meio adverso e perderam essa força. Eles são enfraquecidos por meio de mutações genéticas. Exemplo dessas vacinas são: Caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite (oral), rotavírus, varicela e febre amarela.

Vacina combinada

Essas vacinas tem antigenos de mais de um agente agressor. Elas protegem nosso corpo de mais de uma doença. exemplos dessa são: DTP e SCR. Dependendo da combinação é possível prevenir até mais do que duas doenças.

Vacina Conjugada

A ideia através dessa vacina é conseguir resposta imunológica por meio de componentes específicos do agente , como uma proteína ou um carboidrato. Exemplos da vacina conjugada: Pneumocócica infantil e hemófilos B.

 

 

 

É importante também ter sempre um plano de saúde a disposição para qualquer imprevisto. Saiba tudo o que você precisa para contratar um clicando aqui, depois entre em contato com um corretor, tire suas duvidas e contrate. É importante cuidar da saúde.

 

 

 

 

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..