Vegetarianismo no Brasil: 14% dos brasileiros se dizem vegetarianos
|O vegetarianismo no Brasil vem ganhando cada vez mais força, e isso não é novidade. Milhões de pessoas no país já são adeptos de uma alimentação mais natural. E a tendencia é aumentar essa quantidade de pessoas cada vez mais. Hoje temos noticias, informações e documentários que mostram a realidade por trás das indústrias alimentícias. Por isso o engajamento e conscientização sobre isso está se tornando cada vez maior. Uma pesquisa recente do Ibope Inteligência mostrou a quantidade de brasileiros adeptos ao vegetarianismo, confira:
Vegetarianismo no Brasil
A pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência revelou que 14% dos brasileiros, com mais de 16 anos tem ligação com o vegetarianismo. Esse número representa cerca de 22 milhões de pessoas. Com relação a afirmação “sou vegetariano”:
- 6% – Concordam parcial
- 8% – Concordam totalmente
O que é vegetarianismo
Vegetarianismo é na verdade um regime alimentar. Ele exclui todos os tipos de carne das refeições. Normalmente o vegetarianismo costuma ser classificado em quatro tipos, são eles:
- Ovolactovegetarianismo: Inclui ovos, leite e laticínios na alimentação.
- Lactovegetarianismo: Inclui leite e laticínios na alimentação
- Ovovegetarianismo: Utiliza apenas ovos na alimentação
- Vegetarianismo estrito: Não utiliza na alimentação, nenhum produto que tenha origem animal.
As razões para o vegetarianismo podem ser:
Ética: São abatidos no Brasil mais de 10 mil animais por minuto. Sendo em sua maioria frangos, porcos e bois. Esses animais, possuem capacidade cognitiva, sentem dor, sofrimento e alegria, ou seja, são sencientes. Ser vegetariano é escolher não compactuar com a exploração dos animais.
Saúde: Vários estudos associam a saúde e bem estar com a utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos do reino animal. O consumo de carne está associado ao risco de doenças cronicas e degenerativas.
Meio Ambiente: O setor pecuário, segundo a ONU, é o maior responsável pela contaminação e destruição do meio ambiente.
Fale com um corretor de planos de saúde
Existem outros motivos que podem levar ao vegetarianismo. Os índices estão crescendo cada vez mais e as pessoas se conscientizando, mesmo sabendo que a mudança radical na alimentação não é fácil.