Conheça os principais riscos do sedentarismo | Saiba como evitar
|O sedentarismo é uma condição de pessoas que não realizam nenhum tipo de atividade física e a partir disso estão sujeitas a riscos de saúde que podem levar até a morte.
É muito importante ficar atento às consequências que o sedentarismo traz para a saúde, Afinal, hoje em dia muitas pessoas estão deixando de fazer atividades simples do dia a dia, com isso contribuindo para uma saúde precária cheia de complicações.
Por isso, para que você possa conhecer quais são os riscos, separamos abaixo os principais e porquê isso acontece. Vamos conferir!
Aumento de peso
Quem sofre de sedentarismo sabe que há diversos riscos que é importante serem levados em consideração. Afinal, a falta de prática de exercícios acaba levando diversos malefícios que é necessário ficar atentos. Dentre os riscos do sedentarismo, o primeiro que podemos destacar é o aumento de peso.
Esse fato acontece porque quando uma pessoa apenas se alimenta e não faz atividades físicas, acaba engordando com muito mais facilidade. Principalmente se a pessoa em questão se alimenta de forma irregular e tem predisposição genética para o aumento de peso.
Embora isso possa parecer apenas um risco estético, o aumento de peso está associado a diversas doenças que podem surgir. Por isso é tão importante você manter dentro do peso para evitar complicações.
Veja também: Obesidade e Sedentarismo são fatores que levam à hipertensão
Dores nas articulações
E por falar no aumento de peso, o outro risco do sedentarismo são as dores nas articulações. No entanto, hoje existem várias doenças presentes nas articulações que infelizmente tem se tornado mais comum.
Pessoas que sofrem dessas dores, tem como principal motivo a falta de exercício físico e o aumento de peso. Assim, se tornando os principais fatores presentes no sedentarismo.
Além disso, é muito importante destacar que as dores nas articulações podem ser por diversos fatores, dentre eles as lesões. Esse tipo de doença é um tanto complicado já que demanda vários tratamentos que às vezes podem nem ser o suficiente.
Sendo assim, fazer atividades físicas de forma correta e se manter dentro do peso, é fundamental para evitar esse tipo de complicação.
Aumenta o risco da diabete
Dentre os riscos do sedentarismo, o próximo que podemos destacar é o aumento do risco da diabete. O que acontece é que o corpo possui um hormônio chamado insulina, que é responsável por controlar a quantidade de glicemia que entra no no corpo, assim reduzindo-a.
No entanto, quando uma pessoa é sedentária, a insulina não consegue reagir de forma correta a isso, assim, fazendo com que haja uma maior concentração de glicemia no sangue. A partir disso, a chance de uma pessoa que não possui diabete ter é muito grande. Além de que para aqueles que já tem, poderá está totalmente sujeito a passar para o tipo 2.
Veja também: Cardápio para Diabéticos | Veja dicas de alimentação e cardápio exclusivo
Roncos durante a noite
Pessoas que são sedentárias também tendem a ter roncos durante a noite e ter apneia, sendo mais um dos riscos do sedentarismo.
Essa situação acontece, pois o sedentarismo leva o aumento do peso assim acumulando gordura na região, fazendo que a pessoa tenha dificuldade de respirar. A partir disso, os roncos durante a noite aparece, sendo um fator bastante negativo.
Além disso, pessoas sedentárias também tendem a fazer com que os músculos fiquem mais flácidos conforme o tempo passa. Isso também influencia aos roncos e a apneia de sono.
Possibilidade de doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são doenças responsáveis por causar distúrbios no coração e vasos sanguíneos. Infelizmente, esse tipo de doença é uma das responsáveis pela maior taxa de mortalidade, que por sua vez, são causadas pelo sedentarismo.
Esse tipo de doença surge porque há o escorrimento de efeitos metabólicos a diversos níveis além da resistência à insulina. Dessa forma, pessoas sedentárias sofrem com essa situação e acabam ficando expostas a uma das doenças mais perigosas do mundo.
Por isso, é muito importante se manter atento aos riscos do sedentarismo para ter total consciência e assim evitar complicações.
Conseguiu perceber quais são os riscos do sedentarismo? Ter consciência sobre esses riscos é uma ótima forma de entender mais como isso funciona e assim ficar atento e se prevenir. Faça uma simulação de convênios médicos e deixe sua saúde em dia.
Faça uma simulação de valores gratuita e comprove o quão vantajoso é te um plano de saúde!
Conseguiu perceber porque o treinamento funcional emagrece? Se ficou alguma dúvida, deixe ela nos comentários! E é claro, não se esqueça de compartilhar esse artigo!