O que é Apneia do Sono?
|Você sabe o que é apneia do sono? Confira esse artigo e saiba as informações.
A apneia é um fato comum, que pode acontecer de maneira voluntária ou não. Ela é caracterizada pela parada ou diminuição temporária da respiração durante o sono. Dessa forma, passa a ser considerada uma doença quando ocorre com certa frequência, podendo se tornar crônica.
Tipos de Apneia do Sono
Apneia obstrutiva
Trata-se da forma mais comum, que ocorre quando as vias respiratórias se fecham, impedindo a respiração. Logo, a pessoa pode produzir um som semelhante a um sufocamento ou ronco.
Apneia central
Forma menos comum, que ocorre quando o cérebro não é capaz de enviar sinais para os músculos que trabalham na nossa respiração. Então, quem sofre desse fenômeno tem dificuldades para manter o sono. Essa dificuldade também ocorre na obstrutiva.
Fatores de risco
- Excesso de peso.
- Histórico na família.
- Alterações hormonais: mulheres na menopausa ou que estão no período de gestação.
- Consumo em excesso de álcool.
Sintomas e diagnóstico da Apneia do sono
Os sintomas incluem:
- Sonolência em excesso durante o dia.
- Ronco alto.
- Despertar de maneira repentina com dificuldade para respirar.
- Despertar com a boca seca.
- Dificuldade para se concentrar.
- Insônia.
SAIBA MAIS: EVITE A SONOLÊNCIA APÓS O ALMOÇO
O diagnóstico pode ser feito no centro de distúrbios de sono, onde um especialista pode submeter o paciente a uma avaliação noturna que vai monitorar a respiração. Esse tipo de exame é chamado de Polissonografia.
SAIBA MAIS: DICAS PARA TER UM SONO TRANQUILO
Tratamento
A apneia do sono tem cura e o tratamento é focado em manter as vias respiratórias abertas. Isso pode ser feito através de aparelhos odontológicos ou uma máscara de pressão positiva nas vias aéreas. Outra opção possível é a cirurgia. Procedimentos cirúrgicos no nariz, cavidade óssea ou para remoção das amígdalas em crianças contribuem para que respiração não seja interrompida durante o sono, erradicando assim os sintomas.