Doenças Causadas pela Obesidade | Conheça as principais
|Devido a condição de vida e rotina do brasileiro, várias doenças causadas pela Obesidade começaram a aparecer. A falta de cuidado com a própria alimentação é algo extremamente delicado, pois consumir alimentos saudáveis tem aspecto positivo em nossa qualidade de vida. Vamos falar um pouco sobre as principais doenças causadas pela Obesidade.
A Obesidade
A obesidade é o excesso de gordura no corpo sendo um mal que está cada vez mais popular atualmente. Isso acontece porque, infelizmente muitos brasileiros não possuem uma alimentação saudável e nem procuram formas para mudar esse cenário atual.
Além disso, infelizmente a obesidade é algo muito mais preocupante do que aparenta. Pois além de uma pessoa obesa apresentar inúmeras complicações, ela também está sujeita a doenças causadas pela obesidade.
O que você vai ver nesse artigo:
- Como identificar a obesidade;
- Principais doenças causadas pela obesidade;
- Como se prevenir.
Como identificar a obesidade?
É muito comum as pessoas que possuem o excesso do peso não saberem que são vítimas dessas doenças. Dessa forma, é muito importante que você procure está sempre se certificando para evitar mais complicações e poder tratar esse mal.
A identificação da obesidade funciona de uma forma muito simples. Será necessário apenas que você calcule o seu IMC (Índice de Massa Corporal) que irá indicar o grau da sua obesidade, ou definir que não esta obeso.
Hoje você encontra inúmeros sites que poderá calcular automaticamente o seu IMC. Para o cálculo você irá precisar apenas das seguintes informações:
- Idade;
- Peso
- Altura
Principais doenças causadas pela obesidade
Infelizmente a obesidade é um dos principais motivos para a ocorrência de inúmeras doenças. Devido a essa situação é muito importante que você se previne e conheça pelo menos as principais. Assim, você irá saber como isso funciona e porque é importante você está atento com isso.
Portanto, veja quais são as principais doenças causadas pela obesidade abaixo:
Doença Cardíaca
A doença cardíaca é a principal doença causada pela obesidade no qual não podemos deixar de citar. Ela trata-se de qualquer tipo de distúrbio que possa afetar diretamente o bom funcionamento do coração. Como por exemplo, o ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, infarto e outros.
Além disso, a obesidade se encontra como um dos causadores dessa doença devido ela dificultar o transporte do sangue em todo o corpo. Já que ela bloqueia a passagem devido ao excesso de gordura.
Hipertensão
A hipertensão nada mais é do que, a produção de uma alta pressão que o coração faz, para o bombeamento do sangue. Isso acontece quando a pressão está superior a 140/90 mmHg, uma vez que isso acontece é necessário ocorrer a tratamentos.
Além da obesidade, outros principais causadores da hipertensão é o uso do cigarro, estresse, a falta de atividade física e o uso do álcool. Dessa forma, é muito importante que você esteja sempre atento quanto a isso para evitar essa doença.
Osteoartrite
A osteoartrite é uma doença presente nas articulações que assim prejudica o movimento dela e causa dores e inchaço. O excesso do peso é um dos principais causadores desse tipo de doença, pois ele desgasta a cartilagem.
Portanto, pessoas que possui excesso de peso, terá um alto risco de aderir esse tipo de doença. Além disso, o excesso também aumenta a intensidade da dor, tornando ainda mais complicado.
Como se prevenir?
Para se prevenir dessas doenças causadas pela obesidade e outras, o ideal é que você tenha uma vida completamente saudável. Assim além de você se prevenir das doenças acima, também irá garantir ter uma vida saudável e sem risco de aderir alguma doença.
Portanto veja algumas coisas que você pode fazer para se prevenir:
- Pratique exercícios físicos;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Se hidrate, procure sempre beber água de forma adequada;
- Evite comer alimentos gordurosos e doces;
- Comece a praticar um esporte novo.
Gostou do artigo? Não se esqueça de procurar sempre o motivo de estar doente e previna-se para evitar qualquer tipo de complicação. E aproveite para compartilhar esse artigo com seus familiares e amigos, para que eles possam se prevenir também!
Lembrando que, é importante fazer acompanhamento com profissionais da saúde antes de começar a reduzir alimentação e praticar mais exercícios. Com um plano de saúde você pode ter esse acompanhamento garantido à todo momento e sempre que precisar. Portanto, se você não possui um plano, faça uma simulação em menos de 20 segundos e confira, sem compromisso, como ele pode e ajudar nesta fase da vida. Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!