Dor Crônica: Causas mais Comuns
|Uma dor crônica é caracterizada dessa forma quando ela torna-se insistente por pelo menos três meses. Para saber mais informações, confira esse artigo.
A OMS – Organização Mundial da Saúde – estima que 30% da população mundial apresenta dor crônica. Essa dor influencia negativamente a capacidade de trabalhar ou fazer tarefas simples do nosso cotidiano. Nesse contexto, ela pode levar a outros sintomas, como ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e alterações no apetite.
Causas da Dor Crônica
- A genética é uma das causas, pois é algo recorrente em pessoas da mesma família, ou seja, mutações genéticas influenciam nesse tipo de dor.
- Infecções por vírus ou doenças autoimunes.
- Deficiência de magnésio, uma vez que esse mineral atua no bloqueio do glutamato, um neurotransmissor que pode tornar os neurônios hipersensíveis à dor.
Doenças ligadas a dores crônicas
- Artrite: inflamação articular que gera dor e dificuldade de movimento. Seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia, exercícios ou cirurgia.
- Lombalgia: dor na região lombar, parte mais baixa da coluna, podendo se estender para região das nádegas e coxas. É um problema relacionado a má postura ou mal jeito nas costas. O tratamento é baseado em analgésicos e anti-inflamatórios.
- Cefaléia: nome científico da popular dor de cabeça. Ela é causada pelo estresse, fadiga, alergias, baixo nível de açúcar no sangue e má alimentação.
- Enxaqueca: dor de cabeça intensa, diferenciando-se por ser mais recorrente e caracterizado pelo latejamento de um lado da cabeça. Tanto a enxaqueca, como a dor de cabeça, são avisos do nosso corpo que algo precisa mudar, logo é preciso estar atento aos sinais.
- Fibromialgia: síndrome que afeta como o cérebro percebe os sinais de dor, mais comum em mulheres com idade entre 20 e 50 anos. Ela está relacionada á fadiga, ansiedade e depressão.
- Tendinite: inflamação nos tendões (partes do corpo que fazem o ligamento entre músculos e ossos). Ela é causada pelo esforço de movimentos repetitivos, lesões ou inflamação acumulada por um período de tempo. Ela é tratada de diferentes formas, dependendo da localização da dor.
SAIBA MAIS: DOR NAS COSTAS – FATORES DE RISCO
A dor crônica é algo complexo que exige o trabalho de diferentes profissionais. Seu tratamento é feito através de fisioterapia, medicamentos ou reeducação alimentar. Logo, procure ajuda médica, se você sofre de dores crônicas.
SAIBA MAIS: DORES MUSCULARES – SAIBA COMO ALIVIAR E EVITAR